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IAB Brasil compartilha dicas para marcas se planejarem para uma das principais datas do varejo
A Black Friday, um dos eventos mais aguardados do ano pelos varejistas, já está se aproximando. Marcada para o dia 24 de novembro, a data é conhecida por seu potencial de impulsionar as vendas, além de oferecer oportunidades para anunciantes alcançarem um público engajado.
Tradicionalmente o evento que inaugura a temporada de compras de Natal, a Black Friday teve sua primeira edição no Brasil em 2010 e, desde então, vem atraindo mais consumidores a cada ano. Segundo uma pesquisa da NielsenIQ Ebit, a Black Friday movimentou R$ 3,1 bilhões no comércio online no ano passado.
Neste contexto, o IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital, compartilha dicas para o planejamento das marcas neste período do ano, para que estejam preparadas para enfrentar a concorrência e conquistar a atenção dos consumidores:
Comece cedo – Implementar campanhas online somente nos dias que antecedem a Black Friday não é tão eficaz quando adotar uma estratégia que impacte o consumidor durante toda a jornada de compra. O ideal é começar a planejar as campanhas com antecedência, definir metas, criar estratégias e testar diferentes formatos de anúncios.
Ao definir metas, é importante levar em consideração o que a marca espera alcançar com a campanha de Black Friday. A depender do objetivo da empresa, como aumentar vendas, gerar leads ou melhorar o reconhecimento, a estratégia adotada deve ser diferente, com base nos canais de marketing e tipos de anúncios que serão utilizados.
Conheça seu público – É importante para as marcas entenderem quem é o seu público-alvo e o que ele busca na Black Friday, pois essas informações podem auxiliar na criação de anúncios mais relevantes e eficazes.
Para cumprir este objetivo, algumas opções são implementar pesquisas de mercado para entender os interesses e necessidades do público, utilizar dados de comportamento do consumidor para saber como o público interage com a marca e criar personas para representar diferentes tipos de clientes do negócio.
Reconheça e importância dos dados – Dados são a base de qualquer campanha de marketing bem-sucedida. Informações de comportamento do consumidor, como histórico de compras, localização e interesses, podem ser úteis para segmentar o público de maneira precisa e personalizar anúncios de acordo com as preferências individuais de cada cliente.
Adote estratégias multicanais – Implementar uma combinação de diferentes canais, alternando entre canais online e offline, aumenta a probabilidade do público ser atingido em diferentes momentos da jornada de compra. É importante ressaltar que, ao utilizar essa estratégia, é essencial que a marca consiga se comunicar de forma consistente em todos os canais escolhidos.
Esteja preparado para o aumento da demanda – O tráfego na internet aumenta significantemente durante a Black Friday, por isso, é essencial que as plataformas de e-commerce estejam preparadas para lidar com o aumento da demanda. Verifique se seu site ou aplicativo pode suportar um grande volume de tráfego e garanta que você tenha um estoque suficiente para atender à demanda gerada por promoções e descontos.