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Os chatbots são programas de computador que simulam e processam conversas humanas, tanto escritas quanto faladas, para que os usuários possam interagir com dispositivos digitais, como se estivessem conversando com outra pessoa.

Eles podem ser simples ou programas mais robustos, respondendo a questões simples, como respostas de linha única, ou ter um funcionamento mais sofisticado, como no caso dos assistentes virtuais que aprendem e evoluem.

Muitas pessoas não sabem, mas já interagiram com um chatbot, por exemplo, quando estão pesquisando um produto e ao acessarem o site da empresa, aparece uma tela perguntando se o usuário precisa de ajuda.

Da mesma forma, quem precisa se locomover e utiliza o smartphone para pedir uma carona por chat, também está usando o chatbot.

Utilizar comandos de voz para pedir um café em uma cafeteria e receber uma resposta informando que o pedido está pronto também é um processo realizado pelo chatbot.

Para as empresas, é uma forma de otimizar o atendimento e agilizar processos repetitivos, por isso, eles trazem diversos benefícios e vantagens com seu uso.

Este artigo vai mostrar um pouco mais sobre os benefícios dos chatbots, falar sobre sua importância, como aplicá-los, como podem ajudar na satisfação dos clientes e para que eles servem.

Seus pontos positivos

Os chatbots trazem diversos benefícios para as empresas, e um deles é a possibilidade de conhecer melhor os clientes. A marca pode descobrir quais são as dúvidas e necessidades mais comuns, e os produtos e serviços mais interessantes.

São ótimos para tomar decisões estratégicas, melhorar a experiência do usuário e oferecer atendimento personalizado.

Uma loja de impressora evolis dualys 3 pode usar o chatbot para promover seus produtos e enviar notificações que se antecipam às necessidades dos clientes.

Também oferecem assistência imediata para os consumidores, acelerando a decisão de compra. O melhor de tudo é que a companhia pode oferecer atendimento 24 horas por dia e responder rapidamente às perguntas recebidas.

Quando o atendimento funciona dessa forma, garante coisas importantes, como clientes mais satisfeitos e a possibilidade de focar a atuação dos agentes em tarefas mais importantes, reduzindo a sobrecarga de trabalho.

Seus atendentes não precisam mais perder tempo para responder perguntas recorrentes, então a organização passa a otimizar seus custos, mantendo apenas os setores de atendimento que resolvem problemas mais complexos.

Por fim, é uma maneira de oferecer experiência personalizada, tendo em vista que cada pessoa possui sua própria maneira de se comunicar e necessidades individuais.

A marca vai oferecer respostas adequadas e empáticas, podendo usar até mesmo o tipo de linguagem mais apropriado, e o uso de recursos como imagens, documentos e carrosséis.

Importância dos chatbots

Uma empresa de descarte de cosméticos pode usar os chatbots em vários setores e com isso automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com os consumidores.

Eles podem funcionar 24 horas por dia, permitindo que o cliente abra as chamadas a qualquer momento, solucionei demandas simples, e tudo isso sem a necessidade de funcionários trabalhando em horários diferentes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, 71% dos usuários preferem utilizar o chatbot porque ele resolve rapidamente seus problemas. Em vista disso, investir no recurso é uma forma de se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor.

Por conta da massificação de mensagens instantâneas, o cliente está menos disposto a esperar muito tempo para ter uma demanda atendida. Além disso, o recurso traz outras facilidades, como:

  • Agilidade;
  • Automação de processos repetitivos;
  • Funcionamento 24 horas;
  • Redução de custos.

É um recurso que pode ser aproveitado para reter clientes e fazer vendas com precisão, uma vez que a companhia conta com um histórico que identifica o perfil de consumo e oferece os produtos e serviços compatíveis.

Como aplicá-los a um atendimento?

Para aplicar o uso de chatbot em seu atendimento, uma empresa de ribbon mono precisa seguir alguns passos importantes. São eles:

Organizar os diálogos

Para que o assistente virtual saiba responder às principais dúvidas do usuário, é fundamental que os diálogos sejam organizados com base nas perguntas frequentes da empresa.

Isso traz mais certeza de que o chatbot vai atender às necessidades da audiência, lembrando que a cada interação, ele aprende um pouco mais, o que aumenta sua capacidade de interpretar e resolver demandas.

Instalar no WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo presente em quase 100% dos smartphones no Brasil, e cada vez mais é usado para falar com as empresas. Só para se ter uma ideia, 76% dos usuários recorrem ao aplicativo para se comunicar com as marcas.

Para organizar o atendimento, é fundamental implantar um chatbot, pois o uso de assistente virtual traz vários recursos que tornam o processo mais confiável, ágil e rápido.

Mas é fundamental que um fabricante de mesa de atendimento call center tenha uma conta oficial e verificada porque isso traz mais credibilidade.

Também é ideal usar o aplicativo com o número de telefone fixo da organização, oferecer atendimento simultâneo em um único número e integrar o recurso a outros sistemas, como ERP e CRM.

Fazer integrações inteligentes

Para que o atendimento seja efetivo, o chatbot deve ser integrado a diferentes sistemas para fornecer todas as informações que vão auxiliar o assistente.

Se ele for integrado, por exemplo, ao CRM, terá acesso a todos os dados e informações que vão agilizar o atendimento, como histórico de interações, compras anteriores, entre outros.

A companhia também pode fazer a integração com um live chat para aumentar ainda mais a agilidade do atendimento, visto que se trata de um software que oferece suporte em tempo real, transformando o WhatsApp em um sistema de atendimento.

Como aumenta a satisfação dos clientes

Ao usar o chatbot, uma auto elétrica consegue aumentar a satisfação dos clientes, e isso acontece porque o recurso oferece atendimento instantâneo. Os consumidores conseguem obter as respostas que precisam imediatamente, sem precisar esperar.

Isso contribui muito com a experiência do consumidor, além de aumentar a satisfação e a fidelização. Eles também se sentem mais satisfeitos porque podem ser atendidos 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Os clientes conseguem obter assistência a qualquer horário, sem ter que esperar pelo horário comercial, e isso é muito importante porque nem todas as pessoas conseguem fazer isso entre 8 da manhã e 6 da tarde.

O recurso consegue resolver problemas simples, como perguntas corriqueiras, relacionadas a rastreamento de pedidos, solicitação de segunda via de fatura, alterações no cadastro, entre outras ações básicas.

Isso libera os agentes humanos para que possam lidar com solicitações complexas e urgentes que podem impactar a satisfação e a experiência do cliente.

Mesmo que se trate de um recurso tecnológico, ao utilizado, uma gráfica de banner infantil personalizado não abre mão da personalização no atendimento.

Ele pode ser programado para personalizar e reconhecer o atendimento que deve ser prestado para cada contato, o que inclui o nome, sugestão de produtos levando em conta as compras anteriores e são mais assertivos para oferecer promoções e descontos.

Pode ser integrado a ferramentas de análise de dados para que conheça melhor os clientes e escolha as melhores maneiras de interagir com as pessoas.

Isso inclui perguntas frequentes, áreas em que os clientes podem ter mais dificuldades e até conhecer as tendências de compra. Tudo isso melhora o atendimento e ajusta as estratégias de vendas às necessidades dos consumidores.

Para que serve o chatbot

Um fabricante de prateleira de aço para mercado pode usar o chatbot para muitas finalidades. Por ser baseado em inteligência artificial, ele serve para manter uma conversa fluida e em tempo real, tanto por texto quanto por voz.

No caso da conversa por texto, é muito comum que seja usado para atendimento ao cliente, sendo muito comum em sites de bancos, restaurantes, agências de viagens, seguradoras, entre outros.

Agora, se for usado como mensagem de voz, então funciona como um assistente virtual que facilita o cotidiano e responde a diversas perguntas.

Um fabricante de pastas escolares personalizadas pode usá-lo dessa forma porque é programado para interpretar a conversa e responder perguntas, por conta do uso de recursos como inteligência artificial e processamento de linguagem natural.

Com a ajuda do machine learning, o chatbot também é capaz de aprender as informações, ao passo em que interage com os usuários.

Considerações finais

Uma das coisas mais importantes para as empresas hoje em dia é melhorar o atendimento ao cliente, mas ele está diretamente relacionado à satisfação do consumidor.

Além das estratégias comuns que favorecem muito esse setor, também é imprescindível investir em recursos tecnológicos.

Um dos mais promissores é o chatbot, pois pode ser usado por negócios de todos os tipos e tamanhos, e em diferentes níveis de complexidade.

É ideal para atender os clientes em demandas recorrentes, liberando os agentes humanos para lidar com questões mais complexas para o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.