Pular para o conteúdo
Início Como anunciar um produto online na OLX? Veja o passo a passo

Como anunciar um produto online na OLX? Veja o passo a passo

Como anunciar um produto online na OLX

Quando se fala em “desapegar”, é comum que a OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online de usados e seminovos do Brasil, seja a primeira que venha à mente. Anunciar a venda de um produto usado pode ser uma excelente oportunidade de negócios para uma renda extra. Há oportunidades dentro de casa que a maioria das pessoas não sabem. De acordo com o levantamento Brasil Digital, realizado em 2020 pela OLX com quase dois mil consumidores, 63% dos entrevistados responderam possuir, naquele ano, ao menos um objeto em casa sem uso. Apenas 23% deles venderam algo usado. O mesmo estudo mostrou que os brasileiros têm, em média, R$ 4,7 mil em itens parados em casa.

“Com mais brasileiros conectados e adaptados à opção de compra via e-commerce, vender um produto usado por meio de plataforma online é uma boa opção para gerar renda extra, além de contribuir com a economia circular ao prolongar a vida útil de um item, contribuindo com o meio ambiente”, comenta Regina Botter, general manager da OLX.

Confira a seguir um passo a passo de como anunciar na OLX de forma atraente e segura:

Anunciando pelo celular

1. Após baixar o app e cadastrar login e senha, acesse sua conta e aperte o botão “Anunciar agora” (Android) ou “Inserir anúncio” (iOS), que fica na parte inferior da tela. Nos dispositivos Android, é possível encontrar essa opção ao clicar no menu localizado no canto superior esquerdo.

2. Ao criar o anúncio preencha todas as informações necessárias sobre o produto ou serviço. Insira até 6 fotos do produto que deseja comercializar. No caso das categorias de veículos e imóveis, é possível inserir até 20 fotos. O aplicativo possui um botão que ativa diretamente a câmera ou seleciona as imagens de sua galeria com melhor visibilidade do produto ou serviço. Faça fotos de qualidade, utilizando ambientes bem iluminados e com nitidez.

3. Após a foto, o título é o elemento mais atrativo do anúncio do produto. Crie um título mais direto possível, exibindo algum detalhe atrativo, como configurações, estado de conservação (seminovo), garantia, acessório de destaque embutido (como carregador), dentre outros elementos.

4.  Ao preencher a descrição, coloque-se no lugar do comprador e pense quais informações e detalhes (como medidas e peso do produto) você iria gostar de saber se fosse adquirir o produto. Seja o mais sincero possível, descrevendo o tempo de uso e alguma observação importante (como algumas marcas de uso). Essa sinceridade em relação ao produto que está comercializando fortalece a sua credibilidade como vendedor.

5. Faça uma busca na plataforma por itens semelhantes para ter uma ideia do valor e para garantir que o preço esteja de acordo com seus similares.

6. Inclua o CEP da sua localização. Caso ele não seja reconhecido pela plataforma, insira o do vizinho mais próximo.

7. Finalize clicando no botão “enviar anúncio”. Assim que o anúncio estiver ativo na plataforma, o vendedor receberá um e-mail de notificação da OLX.

Anunciando pela versão Web

1. Acesse o site, certificando-se de que é uma navegação segura (normalmente, aparece um cadeado na parte superior esquerda do navegador ou https://).

2. No caso do OLX, clique no botão “Anunciar”, situado na parte superior direita da página.

3. Faça login e senha. Caso não tenha conta, faça o cadastro, preenchendo os campos solicitados e escolhendo uma senha segura.

4. Os procedimentos para carregamento de imagens e inserção de detalhes do produto são idênticos ao aplicativo, mas em ordem diferente. No caso da versão web, selecione a categoria para posteriormente inserir as imagens do item.

5. Após preencher os campos obrigatórios, selecione na caixinha se deseja ocultar ou manter a exibição do seu número de telefone.

6. Clique em “enviar anúncio” e aguarde o e-mail de confirmação que o anúncio foi ativado.

Só cadastrar anúncio não basta

O ato de incluir o anúncio por si só não é o suficiente para garantir uma venda. É preciso saber vender o produto. Veja a seguir algumas dicas adicionais:

– Mantenha as informações do produto ou serviço atualizadas;

– Caso esteja demorando muito para vender o produto, avalie fazer uma readequação do preço ou promoção;

– Caso precise fazer uma venda com urgência, avalie como promover o seu anúncio de forma que seja destaque na plataforma. A OLX, por exemplo, possui um serviço pago com opções para destacar o anúncio da plataforma.

Atenção! Existem itens cuja comercialização não é permitida pela plataforma. A relação completa está disponível para consulta na página de suporte.

Dicas para anunciar itens online com mais segurança na OLX

● Mantenha as negociações dentro do chat da plataforma, onde receberá dicas personalizadas, e evite migrar a conversa para aplicativos de mensagem.

● Só entregar o produto depois que o pagamento for confirmado.

● No caso de optar por pagamento em conta bancária, confira se o valor foi depositado no aplicativo do banco, mesmo quando recebe o comprovante por e-mail ou mensagem.

● Prefira, sempre que possível, utilizar os serviços de garantia de compra das plataformas, além da facilidade de envio e pagamento, conta com um suporte extra na mediação da compra/venda.

● A OLX possui o OLX Pay, que além de possibilitar o parcelamento do valor para o comprador, o vendedor recebe o valor total logo após a conclusão da compra, além de permitir o envio pelos correios para todo o Brasil, sem a necessidade de vendedor e comprador se encontrarem.

● Ao combinar a entrega do produto em mãos, dê preferência para locais públicos e movimentados, como shoppings, estações de metrô e supermercados e vá sempre acompanhado.

Sobre a OLX Brasil

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *