28 de março de 2024

LibreOffice Criando cabeçalhos e rodapés

Vamos aprender nesse artigo LibreOffice: Criando cabeçalhos e rodapés como é simples fazer isso.

Cabeçalho é uma parte do documento que sempre aparece no topo da página; rodapé aparece na parte de baixo da página.

Geralmente, cabeçalhos mostram o nome do título ou do capítulo de um documento.
No LibreOffice, cabeçalhos são definidos no estilo de páginas; entretanto, quando são inseridos, todas as páginas com o mesmo estilo de página serão mostradas com o mesmo cabeçalho.

Criando cabeçalhos e rodapés

Como proposta para o exemplo, nós vamos inserir um cabeçalho na página padrão utilizando a
formatação manual.
Selecione no menu principal Inserir → Cabeçalho →[Estilo de página]. A lista apresentada no submenu mostra os estilos de páginas que estão sendo utilizados no seu documento.

Em conjunto, o submenu inclui o item Todos, o qual ativa o cabeçalho para todas as páginas do documento sem que acompanhe seus estilos de página.

Para o nosso exemplo, selecione o item “Padrão” no menu para ativar o cabeçalho somente nas páginas que usam o estilo de página padrão.
Similarmente, para inserir um rodapé, selecione o menu Inserir → Rodapé.

O menu Inserir pode ser utilizado também para apagar um cabeçalho ou rodapé que já existe em um estilo de página. Se o estilo de página aparece marcado, quando clicar nele o LibreOffice abrirá uma caixa de diálogo de aviso perguntando se você quer realmente apagar o cabeçalho ou rodapé deste estilo de página.

Dependendo de qual opção você escolher, uma área aparecerá no topo ou na base da página.
Nesta área você pode entrar com texto e figuras que aparecerão em todas as páginas.

Outra Forma de inserir Titulo no LibreOffice…

Itens como títulos do documento, títulos de capítulo, e número de páginas, que geralmente estão nos cabeçalhos e rodapés, são adicionado como campos.

Desta maneira, se algo for alterado, os cabeçalhos e rodapés são todos atualizados automaticamente.
Para inserir o título do documento no cabeçalho:

1) Selecione Arquivo → Propriedades… → Descrição, digite o título para seu documento na área “Título”, e clique OK para fechar o diálogo.
2) Adicione um cabeçalho (Inserir → Cabeçalho → Padrão).
3) Posicione o cursor na área do cabeçalho da página.
4) Selecione Inserir → Campos → Título.
O título deve aparecer com um fundo cinza (o qual não aparece quando imprimir o documento e pode ter sua visualização desligada).
5) Para alterar o título do documento como um todo, selecione Arquivo → Propriedades… →
Descrição.

Link de Download

  • Baixe manual completo do LibreOffice Aqui

No manual você encontrará Criando cabeçalhos e rodapés na vertical e muito mais.

Veja também: Pacote office gratuito