Novo IBM FlashSystem 5200 oferece até 1,7 PB de capacidade de armazenamento em um formato compacto

Novo IBM FlashSystem 5200 oferece até 1,7 PB de capacidade de armazenamento em um formato compacto

A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje novos sistemas de armazenamento flash para entry-level e de alta velocidade, bem como upgrades de nuvem híbrida e centrada em contêineres para ajudar empresas de todos os tamanhos e necessidades a obter armazenamento acessível de classe empresarial.

A necessidade de armazenamento econômico e de alta capacidade está aumentando. De acordo com a IDC¹, a criação global de dados deve crescer para 143 zetabytes até 2024. Essa necessidade é ampliada pelas transformações digitais aceleradas que a pandemia alimentou. O estudo do IBM Institute for Business Value, COVID-19 and the future of business, revelou que 59% das empresas pesquisadas aceleraram seus planos de transformação digital devido à pandemia.

“As necessidades de dados das empresas tornaram-se ainda mais críticas desde a pandemia”, disse Deney Dentel, presidente e CEO da Nordisk Systems, uma empresa Converge, parceiro de negócios IBM Premiere. “Ter disponibilidade de dados de nível empresarial, escalabilidade massiva e flexibilidade para acessar e gerenciar dados em nuvens híbridas é fundamental. A atualização da IBM para a linha FlashSystem e sua integração contínua de nuvem híbrida e recursos de contêiner são exatamente o que precisamos para manter os negócios funcionando em um alto nível, conforme a economia e a dinâmica da força de trabalho evoluem.”

“À medida que a adoção da nuvem híbrida acelera em todo o mundo, o armazenamento modernizado fornece a base para esta infraestrutura”, disse Denis Kennelly, gerente geral do IBM Storage. “Os sistemas que oferecem disponibilidade global de dados, resiliência, automação e serviços de dados de classe empresarial são mais críticos do que nunca. O anúncio de hoje foi projetado para trazer esses recursos para organizações de qualquer tamanho.”

IBM FlashSystem 5200 – Simplificando o armazenamento
O novo FlashSystem 5200 é um dos sistemas de armazenamento mais poderosos da IBM, considerando suas dimensões, e foi projetado para fornecer recursos de armazenamento de classe empresarial para organizações de qualquer tamanho. E embora tenha desempenho e capacidade superior ao seu antecessor, o FlashSystem 5100, o novo 5200 tem um preço base que é em média 20% mais baixo (dependendo da configuração). Outros atributos principais incluem:

  • Nuvem híbrida e contêineres: o IBM FlashSystem 5200, como todo o portfólio de armazenamento em flash IBM, oferece suporte para Red Hat OpenShift, Container Storage Interface (CSI) para Kubernetes, Ansible Automation e Kubernetes, bem como para ambientes VMWare e bare metal.
  • Recursos de classe empresarial: O sistema também vem com IBM Storage Insights, que pode dar aos usuários visibilidade em ambientes de armazenamento complexos para ajudá-los a tomar decisões informadas, e IBM Spectrum Virtualize, que permite aos usuários consolidar e gerenciar o armazenamento como se fosse um grupo, projetado para melhorar o desempenho e reduzir despesas operacionais. Também estão incluídos recursos de resiliência de dados, como o IBM HyperSwap, que oferece suporte para failover automático no caso de um incidente.
  • Capacidade: o FlashSystem 5200 começa com 38 TB de capacidade de dados e pode crescer para oferecer 1,7 PB² em um formato compacto de 1U para ambientes com espaço limitado, equivalente a quase 1 bilhão de páginas de texto impresso2.
  • Velocidade: embora o FlashSystem 5200 tenha metade do tamanho dos sistemas de armazenamento tradicionais, ele oferece I/O máxima 66% maior do que seu antecessor e 40%³ mais produtividade de dados a 21 GB/s, e foi projetado para ajudar os clientes a economizar tanto capital quanto despesas operacionais.

Além do FlashSystem 5200, a IBM também anunciou dois modelos adicionais para a série, projetados para oferecer desempenho aprimorado: FlashSystem 5015 e 5035, ambos sistemas 2U, para organizações com requisitos de desempenho e crescimento menos exigentes, mas com os mesmos recursos avançados do IBM Spectrum Virtualize e IBM Storage Insights.

Promovendo a nuvem híbrida em toda a gama de armazenamento
IBM anunciou planos para continuar avançando nos recursos de nuvem híbrida em seu portfólio de armazenamento.

Quando estiver amplamente disponível em março, a empresa adicionará suporte para IBM Cloud Satellite no portfólio FlashSystem, IBM SAN Volume Controller, IBM Elastic Storage System e IBM Spectrum Scale. O IBM Cloud Satellite foi projetado para permitir que as empresas criem, implementem e gerenciem serviços em nuvem em qualquer lugar — em qualquer nuvem pública, nas instalações (on-premise) e na borda (at the edge) — de forma rápida e simples. O IBM Cloud Satellite será entregue como um serviço a partir de um único painel, será gerenciado por meio da nuvem pública da IBM e está atualmente em versão beta.

Além disso, a IBM anunciou planos para atualizar o IBM Spectrum Virtualize for Public Cloud, software que permite aos clientes replicar ou migrar dados de sistemas de armazenamento heterogêneos entre ambientes on-premise e IBM Cloud ou Amazon Web Services. A IBM planeja estender os mesmos recursos para o Microsoft Azure, começando com um programa beta no terceiro trimestre de 2021.

¹IDC Worldwide Global DataSphere Forecast, 2020-2024.

²Com desduplicação e compactação aplicadas, com base em testes internos da IBM.

³Métricas de desempenho baseadas em testes internos da IBM de um FlashSystem 5200 com 12 módulos FlashCore, cache de 512 GB e portas FC de 8×32 Gb e um FlashSystem 5100 com 12 módulos FlashCore, cache de 576 GB e portas FC de 8×32 Gb.

Informações IBM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!