Os carros seminovos mais procurados em 2022
Mobiauto divulga os 100 seminovos mais procurados do mercado brasileiro em 2022. Há muitas surpresas.
Algumas verdades absolutas sempre nortearam as compras de carros novos e usados de muitos consumidores brasileiros. Frutos de herança que data de décadas anteriores, que corriam à boca de vendedores de lojas e concessionárias, essas regras vivem sendo repetidas por “especialistas”. Veja se você não ouviu falar da maioria das afirmações a seguir.
· Veículos produzidos pelas quatro grandes marcas (Fiat, GM, Volkswagen e Ford) são melhores no mercado de usados;
· Carro de marca francesa sempre vai mal entre os seminovos;
· Honda e Toyota são campeões entre os seminovos. Os demais japoneses (e os sul-coreanos) não vão tão bem;
· Importado de alto luxo seminovo é um “mico”, ou seja, será difícil revendê-lo no futuro;
· Gol é “cheque visado”! Uno, Palio e Onix… também. Mas fuja dos modelos populares de outras marcas.
E então? São máximas conhecidas de todos. Mas são reais? Talvez não. Só um portal como a MOBIAUTO, que é o marketplace do segmento automotivo que mais cresceu em 2022, incorporada em 2021 ao menu corporativo do Banco Pan, para desmistificar algumas dessas afirmações, baseando-se em estatísticas, tendências de compra, facilidade de venda e, principalmente, inteligência estratégica na interpretação dos dados.
A área de Estatísticas de Mercado da MOBIAUTO fez um trabalho simples, porém singular, para auxiliar na orientação de clientes que pretendam adquirir carros seminovos sob a premissa da “facilidade de revenda”. E um dado é significativo e definitivo para apontar as melhores opções: os cliques de compradores interessados. Quanto mais um modelo recebe cliques, maior o interesse do comprador e, por óbvio, a chance de vendê-lo.
Tomando como base o universo de milhões de acessos (cliques) nas centenas de milhares de veículos anunciados na plataforma durante o ano de 2022, os técnicos da MOBIAUTO aferiram os 100 veículos seminovos mais procurados, compreendendo unidades ano-modelo 2022, 2021, 2020 e 2019 – um novo levantamento, com usados mais antigos, está sendo preparado e será divulgado em poucos dias.
Primeiro identificaram carros e anos-modelos que detiveram maior interesse de compradores. E, para surpresa de quem critica carros franceses, o campeão absoluto foi o Renault Kwid 2019, que concentrou 3,3% de todos os cliques em anúncios feitos por internautas que acessaram o canal MOBIAUTO. Para não ficar nenhuma dúvida: o vice-campeão de acessos foi o… Kwid 2020 (2,55%)! Uma performance que derruba qualquer estigma contra carros de marcas francesas, não?
Para Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a lista dos dez mais bem colocados inutiliza outra verdade absoluta, visto que inclui 4 modelos da Renault, 3 da Fiat, 2 da Chevrolet e 1 da Hyundai. “Não há veículos da Ford entre os melhores ranqueados, o que, na verdade, já era até esperado. A Ford abandonou os segmentos de veículos de massa e se concentrou só nos importados de alto luxo, o que promove um desinteresse natural nos seminovos mais baratos. Mas também não há nenhum Volks”, comenta. “E isso não há qualquer explicação, a não ser o óbvio: o mercado de carros seminovos no Brasil… mudou”.
A saber, o modelo da Ford mais bem colocado foi o Ka 2020 (1,03% de cliques e 11º colocado) e o da Volks foi aparecer só na 16ª posição (Gol 2021, com 0,96% dos cliques). Veja a lista dos dez melhores.
Em seguida, o levantamento somou os anos-modelos de cada carro para identificar os veículos mais procurados, procurando identificar os seminovos, independentemente do ano, mais atrativos para potenciais compradores. E adivinhe? Deu Kwid novamente. E com quase o dobro do segundo colocado.
Sant Clair explica: “O subcompacto da Renault é um dos modelos zero km mais vendidos do país. Ponto. Isso, por si só, já o credencia a ter uma boa performance na lista dos seminovos mais procurados. Mas não é só isso. Durante a pandemia, com a falta de semicondutores, ele foi um dos carros mais prejudicados em volume de produção, visto que a montadora optava por produzir modelos mais vultosos com as peças que chegavam. Falta de carro zero km acaba acentuando o interesse pelo seminovo”, opina.
“Fizemos esse levantamento com o intuito de esclarecer o que está verdadeiramente acontecendo no mercado de seminovos, sem nos prender às regras criadas anos atrás e, como estamos vendo, já desatualizadas. O mercado vai reaprender a valorizar o que, de fato, mais interessa ao comprador. Essa é a missão da MOBIAUTO: esclarecer a verdade”, diz o CEO da empresa.
A lista de modelos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores) compõe outras curiosidades interessantes. Listamos algumas:
· Há 13 picapes na lista dos 100 mais procurados. As duas campeãs são Fiat Strada (3,64%) e Fiat Toro (2,52%) – nenhuma surpresa. Somadas, elas atraem 6,16% de todos os potenciais compradores. As outras 11 picapes somadas chamam a atenção de 6,75% dos acessos.
· Um único modelo 100% elétrico aparece na lista: o Nissan Leaf (95º colocado, com 0,14% de interesse). Curiosamente, ele não está na lista dos 3 mais vendidos como zero km. Mas como seminovo ele é o campeão da categoria.
· BMW 320i (73º colocado, 0,22%), Volvo XC40 (86º, 0,18%) e BMW X1 (92º, 0,15%) integram a lista dos 100 mais. São os três únicos pertencentes às marcas premium. Se você sentiu falta de algum Mercedes-Benz… há um: mas é o Sprinter (62º, 0,39%).
· Toyota Corolla é o 11º veículo mais procurado pelos compradores (1,98%). O Civic aparece na 36ª posição, com menos da metade do interesse: 0,89%.
“A Mobiauto é um marketplace que inspira grande credibilidade junto aos compradores. Nossos anúncios despertam o interesse do comprador e isso pode ajudar a definir o modelo que será adquirido”, esclarece o executivo, que destaca mais uma verdade absoluta que cai em desuso. Ele se refere à soma dos modelos de cada marca, o que compõe um inusitado ranking de montadoras que restabelece a verdade no mercado de seminovos.
“Claro que o mercado total não está representado nesse levantamento, pois recortamos só os 100 modelos mais procurados. Mas a soma desses veículos remonta a 93,29% de todas as nossas buscas, o que, estatisticamente, permite elaborar o ranking das marcas”, diz. Veja como ficou a lista dos dez principais.
A MOBIAUTO – Em três anos de operação, a empresa já se posiciona como um dos maiores marketplaces do mercado de automóveis do Brasil, tendo alcançado mais de 9 milhões de acessos mensais. Em 2021, a MOBIAUTO alterou sua composição acionária e passou a contar com o Banco PAN, alavancando um futuro breve repleto de produtos destinados ao crédito na compra de veículos.
Tabela completa de seminovos mais procurados
Seja o primeiro a comentar!