Online backup
Imagem de rawpixel.com no Freepik

O backup é um recurso muito importante para prevenir a perda de dados, muito comuns quando arquivos são apagados por acidente ou quando ocorre algum tipo de falha, podendo ser física ou humana.

O procedimento é fundamental para garantir a integridade das informações, bem como de outros elementos como configurações, arquivos de usuários e bancos de dados.

Quem utiliza um sistema pequeno, pode fazer um backup full, em que todas as informações são copiadas diariamente, entretanto, é uma opção um pouco demorada e que pode não estar de acordo com as necessidades de muitas organizações.

Porém, em uma empresa grande, é necessário que o processo seja realizado de maneira rápida e prática, e com isso garantir que os dados possam ser recuperados, caso algum problema aconteça por falhas acidentais ou até invasões.

Independentemente de qual seja o segmento da organização, é necessário fazer o backup dos sistemas e seguir uma política de segurança. Além disso, o ideal é que ele aconteça de maneira automática para reduzir os impactos sobre o trabalho dos profissionais.

Para aprofundar mais o assunto, este artigo vai explicar a importância dos backups, quais são os tipos existentes, os benefícios desse procedimento e o que significa backup em nuvem.

Importância do backup

Backup nada mais é do que uma cópia de segurança de diversos elementos importantes para uma empresa ou usuário, como:

  • Dados;
  • Registros;
  • Arquivos;
  • Aplicações;
  • Sistemas.

Ele precisa ser realizado porque garante mais confiança e segurança para a organização, de modo que ela possa contar com as informações que possui para desenvolver o próprio negócio.

Além do mais, uma companhia que oferece aluguel de container para construção civil terá mais facilidade para recuperar sistemas, registros e informações importantes, caso aconteça algum problema ou adversidade.

Tipos de backup

Existem diferentes tipos de backup que podem ser realizados pelas empresa, e entre eles está o backup completo. Ele está relacionado ao volume de informações disponíveis x os dados armazenados pelo negócio.

Nesse tipo, todas as informações são enviadas para o backup, sem fazer nenhum tipo de seleção prévia. Por essa razão, é a opção mais demorada, embora tenha a vantagem de reunir todos os dados em um único lugar.

Outra opção viável é o modelo incremental, no qual os dados são passados pelo processo de cópia apenas quando sofrem algum tipo de alteração. É usado para funcionar em curto prazo, selecionando os arquivos que foram alterados de alguma forma.

O backup diferencial tem como objetivo fazer uma cópia de todas as informações alteradas desde que o último processo foi feito. Está relacionado a atualização, independentemente do modelo realizado, mas não diferencia os arquivos.

Em um espaço de trabalho compartilhado, os profissionais podem fazer um backup completo sintético, pois ele une o tipo completo com o tipo incremental para garantir uma cópia sempre atualizada.

Apenas as alterações são transmitidas para o local em que é feito o processo completo, e tem como vantagem a facilidade na restauração.

O formato espelhado faz uma cópia de um espelho do arquivo de origem, o que significa que se o usuário deletar o arquivo original no local, pode ser deletado no processo.

Sua vantagem é a possibilidade de remover documentos que não fazem mais sentido para a rotina da empresa, embora seja necessário ter muita cautela para evitar a exclusão de originais.

As organizações podem fazer backup local, ou seja, os arquivos são direcionados para um dispositivo físico, como um HD externo, servidor externo, pen drive, entre outros.

Esse tipo ajuda a proteger os arquivos de qualquer falha no disco rígido, bem como ataques de vírus que possam afetar as máquinas.

Algumas empresas, por sua vez, preferem fazer o backup externo e, nesse caso, os dados não sofrem danos, caso ocorra algum problema.

No caso do modelo remoto, é feito de maneira externa, mas permite o acesso à distância. Por essa razão, não faz o armazenamento em um dispositivo físico, como no caso de um servidor.

Finalmente, o modelo em nuvem é um dos mais conhecidos por ser versátil e atender perfeitamente às necessidades de qualquer negócio.

É mais fácil ter acesso às informações, caso a organização queira recuperá-las, bastando apenas uma conexão com a internet.

Benefícios do backup

Fazer o backup dos documentos traz muitos benefícios para as empresas, e um deles é a integridade, pois o procedimento existe para evitar que dados sejam apagados acidentalmente, além de garantir sua integridade.

É possível fazer isso com discos, bancos de dados, máquinas virtuais, pastas, arquivos, entre outros. Isso significa que toda e qualquer informação protegida durante o processo é criptografada, desde a cópia até o armazenamento.

Para uma corporação que realiza assistência compressor Schulz também é uma forma de ter mais segurança. Existem opções que notificam se o processo detectar atividades suspeitas, antes que os dados sejam comprometidos.

A corporação também pode implantar políticas de controle, conformidade e normas de segurança, além de desenvolver um plano de continuidade para seu funcionamento.

O processo também tem como benefício uma alta disponibilidade, pois qualquer falha de operação seria extremamente prejudicial para a produtividade e a saúde financeira da companhia.

Até mesmo um empreendimento que disponibiliza assistência técnica TV Samsung precisa estar atento porque muitos problemas de TI em outras corporações acontecem por conta de interrupções ou falhas de segurança de dados.

Com base nisso, é muito importante fazer o gerenciamento do controle de acessos, considerando as aplicações, os usuários e os arquivos, pois eles podem ser gerenciados a qualquer momento.

As falhas humanas são a segunda maior causa de perda de dados e informações, ou seja, são aqueles incidentes provenientes da remoção de um dado o arquivo acidentalmente, gravação de um arquivo em cima de outro e assim por diante.

Os profissionais precisam lidar com diversas tarefas no dia a dia, e no meio de tanta correria, o processo pode ser deixado para depois ou simplesmente ser esquecido.

Para resolver essa questão, um fabricante de estação de trabalho linear pode contratar um backup como serviço para que o procedimento seja realizado de maneira controlada, programada e automatizada.

Outro benefício inquestionável desse procedimento é a tranquilidade, pois a organização tem a certeza de que todos os seus dados e informações estão devidamente protegidos e podem ser acessados a qualquer momento.

Isso acaba gerando impactos até mesmo no orçamento da corporação, uma vez que evita gastos extras se tiver algum problema e precisa recuperar as informações.

O que é backup em nuvem?

De maneira geral, backup em nuvem é uma cópia de segurança de dados digitais, armazenada em nuvem, ou seja, ao invés de usar um dispositivo físico, como servidor ou HD externo, fica armazenado em data center externo ou interno.

A nuvem usada para o armazenamento dos dados de um fabricante de portão basculante social nada mais é do que uma estrutura computacional clusterizada.

A maior característica dessa solução é a possibilidade de escalar e dimensionar os recursos dentro do hardware de maneira mais rápida e sem envolver manutenções físicas em servidores e computadores.

As mídias convencionais foram úteis ao longo do tempo, mas a nuvem se popularizou e com isso houve um aumento de data centers de alta performance e que oferecem excelente segurança para realizar o procedimento.

Nesse sentido, uma clínica veterinária 24H pode contar com esse recurso tranquilamente porque seu funcionamento consiste em enviar para uma estrutura de nuvem todas as cópias de segurança das informações.

O fato de possuir essas cópias não significa que o backup em nuvem foi implantado. Além do mais, para automatizar o processo, é necessário obter um software capaz de receber toda a programação de rotina e possa restaurar os dados de maneira íntegra.

Uma das principais características desse recurso é a criptografia de dados, que deve ser de poder único e exclusivo dos responsáveis pelas informações dentro da empresa.

Para uma entidade que comercializa bateria MacBook pro touch bar, a melhor opção é deixar nas mãos dos profissionais de tecnologia da informação.

Por meio da criptografia, todas as informações se transformam em um tipo de arquivo morto para aqueles que não possuem a chave de acesso. Por essa razão, o recurso é considerado extremamente seguro e confidencial.

Considerações finais

Em síntese, o backup é um procedimento muito importante, e quando feito na nuvem, traz diversos benefícios para a companhia.

Ela consegue reduzir os custos porque não precisa adquirir um hardware, além de trabalhar com um processo automático.

A configuração e o controle são fáceis de realizar, pois não é necessário parar as atividades do cotidiano para executar o processo.

O armazenamento é feito em local seguro, por meio de data centers com diversas redundâncias e certificações de desempenho. Com isso, a companhia evita qualquer crise relacionada aos dados e informações que precisa armazenar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.