Tecnologia Vestível: o que e seus benefícios
Tecnologia Vestível, também conhecida como wearables, são dispositivos eletrônicos usados ou vestidos no corpo, geralmente como acessórios ou roupas.
São projetados para fornecer funcionalidades específicas, como monitoramento de saúde, conectividade, notificações e entretenimento, enquanto são facilmente integrados à rotina.
Existem vários exemplos de tecnologia vestível, como os smartwatches que oferecem recursos de monitoramento de frequência cardíaca, notificações de smartphones e rastreamento de atividades físicas.
Também existem as pulseiras fitness, populares por monitorar a atividade física, sono e saúde. Os óculos inteligentes exibem informações diretamente no campo de visão do usuário e as roupas são equipadas com sensores.
Eles monitoram a saúde do usuário, bem como sua postura, o desempenho esportivo e a exposição solar.
Esse recurso desempenha um papel cada vez mais importante na vida dos seres humanos e no cotidiano, com aplicações que vão desde o acompanhamento da saúde e condicionamento físico até a qualidade aumentada e a conexão com dispositivos.
À medida que a tecnologia vestível continua a evoluir, se torna ainda mais integrada ao dia a dia, fazendo com que o cotidiano seja mais conveniente e informado.
Este artigo vai mostrar as vantagens dos wearables, como implementá-los, sua importância, quais são os dispositivos mais usados e como a tecnologia vestível pode ajudar na saúde.
Índice
Vantagens de investir em tecnologia vestível
A tecnologia vestível traz diversas vantagens para os usuários, e entre as que mais se destacam estão:
- Monitoramento da saúde;
- Conveniência;
- Motivação para exercícios;
- Integração com tecnologia.
A capacidade de monitorar continuamente a saúde é uma das maiores vantagens dos wearables, pois podem rastrear a frequência cardíaca, pressão arterial, qualidade do sono, entre outros.
Desse modo, o funcionário de uma empresa de instalação de vidro elétrico automotivo pode acompanhar seu bem-estar ao longo do dia e obter dados valiosos sobre consultas médicas.
Os smartwatches e outros dispositivos tornam a vida cotidiana mais conveniente, pois é possível receber notificações de mensagens, chamadas e aplicativos diretamente no pulso, o que elimina a necessidade de pegar o celular o tempo todo.
A maioria possui recursos de monitoramento de atividade física, como contagem de passos, distância percorrida e calorias queimadas. Também definem metas diárias e enviam lembretes para manter os usuários ativos.
A tecnologia vestível está profundamente integrada a outros dispositivos e aplicativos, pois consegue se conectar a smartphones para que os usuários possam atender chamadas, responder mensagens, entre outras ações.
Como implementar a tecnologia vestível?
O primeiro passo para implementar a tecnologia vestível é identificar as necessidades e objetivos, que podem ser melhorar a saúde, aumentar a produtividade ou alcançar metas específicas.
Quantas empresas terceirizadas de portaria precisam implementar novos sistemas, elas consideram suas necessidades e objetivos, e as pessoas podem fazer a mesma coisa para escolher seus wearables.
Depois dessa definição, fica mais fácil selecionar aquilo que atende às necessidades, como no caso de smartwatch, pulseiras fitness, óculos inteligentes ou roupas equipadas com sensores.
O usuário deve configurar os dispositivos de acordo com suas preferências e necessidades, como definir metas de atividade, configurações de notificação e integração com outros aplicativos.
É muito importante se familiarizar com as funcionalidades, e se os wearables estiverem sendo implementados em um ambiente empresarial, os funcionários precisam de treinamento para saber usar os dispositivos.
Além disso, quando usada em ambientes de negócios, a tecnologia vestível precisa ser integrada a outros sistemas, como um sistema de gerenciamento de saúde ou de recursos humanos.
Importância dos wearables
A importância da tecnologia vestível é muito profunda e abrangente, envolvendo setores que vão desde a saúde até o entretenimento, podendo afetar diretamente o modo como as pessoas vivem e trabalham.
São dispositivos que oferecem uma série de benefícios e contribuem para a evolução da sociedade moderna.
Em primeiro lugar, os wearables desempenham um papel fundamental na melhoria da saúde e bem-estar. Um fabricante de envelopes de abas adesivas pode distribuir smartwatches para seus colaboradores durante as atividades do cotidiano.
Para os usuários, de modo geral, é uma forma de monitorar constantemente as atividades físicas, frequência cardíaca e qualidade do sono. Isso possibilita que as pessoas adotem estilos de vida mais saudáveis e evitam problemas de saúde.
Esses recursos estão transformando a maneira como as organizações coletam e usam dados, pois dentro do contexto empresarial, trazem informações valiosas sobre a produtividade dos colaboradores e a segurança no local de trabalho.
O gestor consegue compreender até mesmo sobre a eficiência operacional, o que leva a uma tomada de decisão mais informada, além de melhorias substanciais nos processos comerciais.
A integração dos wearables com a internet das coisas também está abrindo novas possibilidades, pois eles podem ser conectados a outros dispositivos e sistemas, possibilitando a automação de tarefas, como ligar e desligar as luzes.
Por outro lado, uma empresa de motoboy entrega documentos pode monitorar a cadeia de suprimentos em tempo real.
Essa tecnologia está impulsionando a realidade aumentada e a realidade virtual, visto que óculos inteligentes e headsets de realidade virtual oferecem experiências imersivas para entretenimento, treinamento e educação.
Dispositivos usados
Existem diversos dispositivos eletrônicos que podem ser usados no corpo, a exemplo do smartwatch, um relógio com funcionalidades avançadas que rastreiam a atividade física, fornece notificações de smartphones e ainda mede a frequência cardíaca.
As pulseiras de fitness são projetadas especificamente para monitorar a atividade física, podendo rastrear passos, distância percorrida, calorias queimadas e qualidade do sono.
Os óculos inteligentes exibem informações no campo de visão do usuário para que possa acessar dados rapidamente, como mapas de notificações.
Enquanto isso, as roupas equipadas com sensores monitoram a postura, o desempenho esportivo e até mesmo a exposição solar, sendo muito úteis na prática de esportes e exercícios físicos.
O funcionário de uma loja de locação de fantasias pode trabalhar com fones de ouvido inteligentes para eliminar ruídos e ainda integrá-los aos assistentes de voz.
Os headsets de realidade virtual e realidade aumentada são usados na cabeça e oferecem experiências imersivas.
Também existem rastreadores de localização muito úteis para a segurança pessoal e para o cuidado com crianças e idosos.
Impactos na saúde
A tecnologia vestível desempenha um papel significativo na melhoria da saúde de várias formas, e uma delas é por meio do monitoramento da saúde em tempo real.
Aparelhos como smartwatches e pulseiras fitness rastreiam continuamente os sinais vitais, como a frequência cardíaca e pressão arterial. Desse modo, os usuários monitoram a própria saúde em tempo real e tomam medidas quando necessário.
Os wearables são muito eficazes para motivar as pessoas a se manterem ativas, pois registram passos, distância percorrida, calorias queimadas e fornecem feedback para incentivar uma vida mais saudável.
Uma pessoa que trabalha com buffet para eventos pequenos pode utilizar alguns recursos para avaliar a qualidade do sono e com isso manter uma boa saúde.
São recursos que fornecem insights sobre padrões de sono e podem ajudar a melhorar a qualidade do descanso.
Existem até mesmo dispositivos médicos vestíveis, como monitores de glicose no sangue e dispositivos de ECG, que auxiliam no monitoramento de condições médicas crônicas.
Com a ajuda deles, médicos e pacientes tomam decisões de tratamento baseadas em dados precisos. Alguns recursos são capazes de detectar situações de emergência, como quedas de anormalidades nos sinais vitais.
Quando isso acontece, eles enviam alertas para cuidadores ou serviços de saúde, garantindo o bem-estar e a integridade física dos pacientes.
Os alunos de um curso medicina oriental podem incentivar o uso desses dispositivos por parte de seus pacientes porque, além de problemas de saúde específicos, também promovem o acompanhamento do bem-estar geral.
Eles podem monitorar níveis de estresse, níveis de atividade ou até mesmo o tempo que uma pessoa se expõe à luz do sol.
A capacidade de registrar dados de saúde pessoal em dispositivo vestígio facilita o acesso a registros de saúde passados, o que pode ser muito valioso para consultas médicas.
Eles podem ser integrados até mesmo a consultas virtuais e telemedicina para que os médicos monitorem os pacientes remotamente, o que economiza tempo e torna o atendimento mais conveniente.
Um fabricante de nicho de madeira pode usar esses recursos para monitorar a produtividade de seus colaboradores, com base em metas estabelecidas.
Usuários comuns também podem estabelecer essas metas e ainda acompanhar o progresso por meio dos wearables. Isso traz mais incentivos para adotar comportamentos saudáveis, como fazer exercícios regularmente e manter uma dieta equilibrada.
Considerações finais
A tecnologia vestível é uma inovação que transcende fronteiras, transforma a saúde, promove bem-estar e melhora a qualidade de vida.
Por meio de dispositivos inteligentes que estão ao alcance de todos, a conectividade e o monitoramento contínuo ficam muito mais fáceis.
Pessoas e empresas têm acesso à informação rapidamente, sem ter que consultar outros meios e aparelhos.
Ao mesmo tempo, a vida se torna mais saudável, dentro de um cotidiano muito mais eficiente e tecnológico.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.