Image by F. Muhammad from Pixabay
Novo programa de formação de Lideranças em Cultura do Instituto Tomie Ohtake recebe inscrição para as atividades formativas abertas ao público em geral. Artur Santoro, Brisa Flow, Novíssimo Edgar e Rico Dalassam são alguns dos palestrantes confirmados na programação.
Trânsitos 2023 foi concebido para impactar positivamente a vida de grupos de jovens das periferias, prioritariamente, da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, e busca gerar oportunidades de formação profissional na área da cultura; fortalecer e fomentar iniciativas com ênfase em produção artística e gestão cultural; garantir a sustentabilidade, através da estruturação e fomento dos projetos contemplados; fortalecer grupos e suas atividades coletivas; e priorizar as produções de grupos compostos majoritariamente por mulheres. O novo programa retoma as experiências de projetos formativos realizados pelo Instituto Tomie Ohtake ao longo de seus mais de 20 anos que buscam ampliar a potência da aprendizagem para o debate público e democrático no campo da cultura.
De agosto a novembro de 2023 ocorre a formação teórica do Programa Trânsitos, oferecida para os grupos contemplados via edital. Contudo, o público em geral interessado no tema também pode se inscrever e participar de uma formação pensada para todos aqueles que trabalham ou almejam trabalhar no setor artístico-cultural. A formação completa do programa compreende quatro módulos. O primeiro, “Escrita de si”, já ocorreu. Os três módulos restantes, “Gestão e Produção Cultural”, “Fazer artístico, linguagens e formas de ver o mundo” e “Trânsitos” acontecem em setembro, outubro e novembro respectivamente, e estão com inscrições abertas. Confira abaixo a programação completa e os links para inscrição.
MÓDULO 2: GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL
pensar e fazer: processos
Módulo voltado à instrumentalização, suporte técnico, estruturação de projetos em busca de fomentos maiores e de diferentes fontes, captação de recursos e impulsionamento de carreiras.
Encontro 3 I 28.09.2023
Tema: Setor Cultural x Mercado | Diferentes Abordagens | Apresentação de Ferramentas e Caminhos
Convidada: Daniele Torres
MÓDULO 3: FAZER ARTÍSTICO, LINGUAGENS E FORMAS DE VER O MUNDO
Quanta coisa existe no mundo: possibilidades e inspirações
Módulo voltado ao estudo e compartilhamento, tanto de referências de artistas, como de múltiplas linguagens e modos de fazer da arte. Os encontros buscam enriquecer o repertório dos participantes, os aproximando de referências que podem inspirá-los em suas trajetórias e sua entrega final.
Debate inaugural | 07.10.2023 – Sábado, às 15h30
Convidadas: Mayara Amaral e Brisa Flow
O debate será presencial, aberto ao público, no Instituto Tomie Ohtake.
Encontro 1 I 5.10. 2023
Tema: Repertórios contra hegemônicos do criar p.1
Convidado: Jerona Ruyce
Encontro 2 | 19.10.2023
Tema: Repertórios contra hegemônicos do criar p.2
Convidado: Novíssimo Edgar
Encontro 3 I 26.10.2023
Tema: imagens, corporeidades, reproduções.
Convidada: Val Souza
MÓDULO 4: TRÂNSITOS
estar em movimento: enlaces, atravessamentos, caminhos e encruzilhadas
Módulo voltado a uma reflexão sobre a publicização e circulação da produção e fazer artístico-cultural, mobilizado por questões como “Onde e como circulo meu trabalho?”, “Como ele se desdobra?”, “Como posso fazer parte do processo de amplificação de ações coletivas?”. A proposta dialoga com com diversos modos de articulações comunitárias, insurreições urbanas, instituições e outras possibilidades.
Debate inaugural | 04.11.2023 – Sábado, às 15h30
Rico Dalassam e Maria Luiza de Barros
O debate será presencial, aberto ao público, no Instituto Tomie Ohtake.
Encontro 1 I 09.11.2023
Tema: Importância da comunicação em projetos artísticos culturais
Convidado: Mariana Moraes I RPretas
Encontro 2 I 16.11.2023
Tema: Onde e como circulo meu trabalho? Instâncias: Pública
Convidada: Lahayda Dreger
Encontro 3 I 23.11. 2023
Tema: Onde e como circulo meu trabalho? Instâncias: Privada
Convidado: Renata Bittencourt I IMS
Encontro 4 I 30.11.2023
Tema: Viabilização da produção artística e cultural para além de editais | Produto Artístico-cultural como negócio. Quais as possibilidades?
Convidado: Artur Santoro (batekoo)