O marketing é muito importante para que a empresa possa divulgar seus produtos e serviços, aumentar suas vendas e conseguir um bom posicionamento em seu mercado de atuação.

O marketing digital se tornou a principal forma de fazer tudo isso, e entre seus principais benefícios, ele ajuda a organização a alcançar o tráfego orgânico. No entanto, é preciso saber que alcançar os usuários dessa forma está cada vez mais difícil.

Por essa razão, é fundamental compreender as estratégias que ajudam a atrair visitantes e como fazer uma boa gestão de tráfego. Todas essas ações ajudam a companhia a impulsionar sua presença na internet.

O tráfego qualificado é indispensável porque é formado por usuários que possuem perfil para adquirir os produtos e serviços da marca. São essas pessoas que devem ser trabalhadas pelas estratégias a fim de melhorar os resultados e reduzir os custos.

Só que muitos gestores e empreendedores não sabem de que maneira trabalhar o marketing digital para atrair tráfego qualificado, e este texto vai esclarecer alguns pontos sobre o assunto.

Ele vai mostrar como funciona o tráfego do site, falar sobre a importância do marketing na geração de tráfego, quais são os tipos existentes hoje e as vantagens de investir nesse tipo de estratégia.

Como funciona o tráfego do site?

O tráfego nada mais é do que a movimentação dos usuários que acessam as páginas de um site. Em outras palavras, ele trata do fluxo de pessoas que entram e saem das páginas de uma plataforma todos os dias, independentemente de ser ou não o primeiro acesso.

Quanto maior o tráfego dentro de um canal, mais pessoas estão chegando até ele e, para as empresas, isso é fundamental para aumentar as chances de conversão.

É o caso, por exemplo, de uma loja virtual que vende mini rastreador veicular portátil , e ela precisa atrair uma grande quantidade de pessoas para otimizar suas vendas.

Hoje em dia, as estratégias de marketing costumam ser automatizadas, isso aumenta ainda mais as chances de conseguir tráfego qualificado, aliás, esses recursos ajudam a aumentar o número de visitas de pessoas interessantes para a empresa.

De modo geral, quanto mais internautas são atraídos para o site institucional, melhores serão os resultados da marca. Só que é necessário ir além de um bom design, boa velocidade de carregamento e conteúdo de qualidade.

Hoje em dia, as empresas precisam saber investir em marketing digital se quiserem conquistar mais visitantes e melhorar seus resultados.

Importância do marketing na geração de tráfego

Investir em marketing é fundamental para fazer uma boa gestão de tráfego, e é esse processo que vai beneficiar a empresa e seus canais digitais.

Com ele, um fabricante de piso condutivo dissipativo consegue criar uma audiência qualificada, pois as ações melhoram a segmentação dos usuários.

Isso se deve a ferramentas de tráfego que ajudam a empresa a classificar as pessoas de acordo com vários critérios, como:

  • Interesse;
  • Faixa etária;
  • Área de atuação;
  • Localização.

As organizações que conseguem um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google também acabam sendo vistas como uma autoridade em relação ao assunto pesquisado pelo usuário.

A empresa só precisa da estratégia correta para aumentar sua visibilidade e divulgar seus produtos e serviços na web. Ao longo do tempo, isso constrói e melhora sua reputação, e ajuda a impulsionar as vendas.

Por fim, a companhia também consegue melhorar o retorno sobre os investimentos, unindo as estratégias orgânicas e pagas. Ao longo do tempo, essas ações ajudam a manter um fluxo contínuo de recursos e melhoram o equilíbrio dos investimentos.

Tipos de tráfego

Atualmente, existem 6 tipos de tráfego que as empresas podem trabalhar em suas estratégias de marketing digital. São eles:

Tráfego orgânico

Muitos gestores e empreendedores se perguntam como podem gerar tráfego orgânico, afinal, trata-se de visitantes que chegam até o site da empresa de maneira natural.

Uma confecção de uniforme de mecânico industrial não precisa fazer anúncios na internet para atrair esse tipo de tráfego, pois seu site é encontrado pelos usuários quando fazem uma pesquisa no Google.

É o que acontece, por exemplo, quando a marca investe em marketing de conteúdo e seu material aparece nos resultados de pesquisa para a busca de um usuário.

Tráfego pago

O tráfego pago é comprado pelas empresas por meio dos links patrocinados, e sua maior vantagem é a capacidade de atrair usuários quase que instantaneamente.

Para atrair visitantes dessa forma, a companhia deve criar anúncios no Google Ads. A partir disso, toda vez que alguém fizer uma pesquisa usando a palavra-chave contida no anúncio, vai visualizar a campanha da empresa nos resultados de pesquisa.

Uma fabrica de roupas de recem nascido pode segmentar os links patrocinados de acordo com as preferências do público e suas características, como dados geográficos, comportamentais e demográficos.

Tráfego de referência

Muitas vezes, quando o usuário está lendo um texto, é comum notar a presença de links clicáveis inseridos dentro do conteúdo. São esses links que geram tráfego de referência, pois funcionam como se fossem uma situação.

Isso é muito importante para os resultados de marketing das empresas, porque é como se o negócio estivesse sendo indicado por outro, o que transmite autoridade.

Tráfego direto

Antes da existência dos mecanismos de busca, se uma pessoa quisesse acessar determinado site, precisava digitar a URL diretamente no navegador. Hoje em dia, isso continua acontecendo e gera tráfego direto para a organização.

O usuário não chega até a plataforma por meio de uma pesquisa no Google, visto que ele já conhecia o endereço do site e acessou diretamente pelo navegador.

Tráfego social

O tráfego social são as visitas que a plataforma recebe provenientes das redes sociais, como Facebook, X, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Um bom exemplo disso é uma empresa de transporte de urgência e emergência que compartilhou um link em seu perfil do Facebook que leva os usuários para seu blog ou site institucional.

Tráfego de e-mail marketing

Por fim, o tráfego de e-mail marketing acontece por meio das mensagens que chegam para os usuários, sendo um tipo mais pessoal.

Ele acontece quando a organização envia um link na mensagem que direciona o contato para suas plataformas institucionais.

Vantagens das estratégias de marketing para atrair tráfego

Investir em marketing para atrair tráfego pode trazer muitas vantagens para as empresas, e entre as principais ações estão:

  • SEO;
  • Anúncios pagos;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Presença nas redes sociais.

Investir em marketing para atrair tráfego é muito vantajoso porque aumenta a divulgação da marca, seus produtos e serviços, gerando oportunidades de negócio.

Hoje em dia, as organizações podem atrair tráfego orgânico ou pago. No tráfego orgânico, a grande vantagem é que as pessoas chegam até a plataforma de maneira natural, por meio de indicação ou conteúdo.

Para conseguir esse resultado, uma banda para eventos deve investir nas estratégias de SEO que vão otimizar a página, os conteúdos e alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Por outro lado, existe o tráfego pago, feito por meio de anúncios que são exibidos em diferentes plataformas, inclusive nos resultados de busca.

Outra vantagem é que essas estratégias ajudam a organização a entender um pouco mais sobre os consumidores, e isso é fundamental não apenas para pensar em boas estratégias de conteúdo e campanhas, mas também para adequar os produtos e serviços.

Com base naquilo que interessa para as pessoas que a companhia quer impactar, ela consegue reunir as características que suas soluções precisam para despertar o interesse de compra.

Uma empresa especializada em manutenção de jardim vertical também deve acompanhar as páginas visitadas pelos usuários para entender o tipo de conteúdo que interessa para eles, e com isso produzir mais materiais do tipo.

Outra análise importante é descobrir de onde esses visitantes estão vindo, pois a organização pode investir em mais estratégias para aumentar ainda mais o tráfego.

Existem diversos canais que podem ajudar nesse sentido, como no caso das redes sociais, mas o negócio só saberá em quais plataformas deve investir suas estratégias de tráfego se souber quais são as características do público.

É dessa forma que uma loja de persiana vai personalizar suas ações, impactar as pessoas certas, atrair tráfego qualificado para seu canal e aumentar as oportunidades de conversão.

Quanto mais usuários qualificados visitarem o site do negócio, mais chances o empreendimento terá de estabelecer um relacionamento com eles, efetivar vendas e fidelizar clientes.

Considerações finais

Pode-se dizer que o site institucional de uma empresa é a base para todas as outras estratégias de marketing digital, afinal, quando a marca lança um anúncio, precisa direcionar os usuários para algum lugar.

O site é o melhor canal para isso, mas para que o planejamento funcione, é essencial atrair tráfego para essa plataforma.

As empresas devem investir nas estratégias de marketing digital para alcançar esse propósito, e a partir disso conseguir os resultados que tanto almejam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.