Como ajudar uma pessoa idosa a usar o celular com segurança?

Curso Educação Digital Tec+ ensina como aproveitar os recursos de smartphones, gratuitamente

Foto: Reprodução

 

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a capacidade de navegar na internet, avaliar conteúdos na rede e utilizar aplicativos se tornou fundamental para o exercício pleno da cidadania. O curso online Educação Digital Tec+ busca atender a essa crescente necessidade, tendo sido especialmente pensado para o público alfabetizado acima dos 60 anos de idade.

O objetivo geral da ação educacional é capacitar os alunos em habilidades básicas de uso de equipamentos de informática, especialmente smartphones, de maneira que possam utilizá-los em sua vida cotidiana da forma mais autônoma possível, proporcionando novas oportunidades sociais, econômicas e culturais.

O que as pessoas vão aprender

Ao final da capacitação, espera-se que a pessoa seja capaz de:

  • Compreender o conceito de etiqueta digital, quando e onde aplicá-la;
  • Entender para que servem e como funcionam as ferramentas de busca, e-mail, armazenamento e conferência online;
  • Conhecer os principais apps de mobilidade e saber como criar e gerenciar contas em cada um deles;
  • Conhecer as principais redes sociais, assim como criar e gerenciar contas em cada uma delas;
  • Identificar as propagandas/anúncios e os possíveis golpes nas redes sociais;
  • Conhecer e acessar os serviços públicos gratuitos, cada vez mais digitais;
  • Conhecer e acessar serviços bancários online com segurança;
  • Entender o que são fake news e como identificá-las;
  • Entender os conceitos de privacidade e proteção de dados;
  • Entender o que é biometria e identificação facial;
  • Criar assinatura digital e senhas seguras.

Pré-requisito

Para realizar este curso, é importante dispor de um smartphone, computador ou notebook com conexão à internet para o acompanhamento das videoaulas. Em alguns casos, pode ser interessante o apoio de uma pessoa um pouco mais experiente no assunto para demostrar como navegar no ambiente, orientar a realização dos exercícios e conferir o progresso do aluno.

Gratuito e online

O curso completo está disponível em uma trilha de videoaulas no canal do Serpro no Youtube e no ambiente virtual Serpro Educa. No Serpro Educa, o aluno poderá, mais do que acompanhar o curso, também fazer testes de aprendizagem e obter certificado de participação. Basta acessar o ambiente e assistir as aulas no tempo que definir e quantas vezes quiser.

Nesta página você vai encontrar todos os detalhes do curso, incluindo ficha técnica e a grade completa de conteúdo. Comece agora mesmo e compartilhe com amigos e familiares.

Público 60+

O curso de Educação Digital Tec+ foi inicialmente pensado para atender idosas e idosos, mas qualquer interessado em saber mais sobre os recursos de um telefone celular obterá ganhos em realizá-lo.

A iniciativa faz parte do Tec+, conjunto de ações voltadas à inclusão digital do público 60+ que integra a perspectiva de Responsabilidade Social Corporativa do Serpro.

1° de outubro: Dia Nacional e Internacional do Idoso

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. No Brasil, a Lei nº 10.741/2003, instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa, uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso.

Esta data especial nos convida a refletir sobre os desafios que os idosos enfrentam, como o acesso à saúde, à educação e à inclusão sociodigital, e a promover ações que visem a assegurar seu bem-estar e respeito em todas as esferas da vida.