Atualmente, existem empresas que unem tecnologia e serviços financeiros que têm revolucionado o setor financeiro global. Com origem nos anos 90, as fintechs vêm ganhando cada vez mais destaque, principalmente após a crise financeira de 2008. Por oferecer alternativas inovadoras aos serviços bancários tradicionais.
Com esse crescimento exponencial, as fintechs têm impulsionado o setor financeiro com avanços tecnológicos. Gerando uma crescente demanda por parte dos usuários de soluções cada vez mais ágeis e personalizadas.
Índice
Quais são os impactos das fintechs no setor financeiro?
Inovação e competitividade
Com produtos e serviços cada vez mais inovadores e acessíveis, como processos integrados a blockchain e IA, as fintechs fizeram com que os bancos tradicionais fossem obrigados a se atualizar. Isso aconteceu porque essas inovações geraram mais eficiência e transparência de transações financeiras, o que acabou caindo no gosto do grande público.
Inclusão financeira
Através de serviços digitais mais acessíveis, as fintechs conseguiram ampliar o acesso de grande parte do público a diversos produtos financeiros, que anteriormente eram nichados em somente algumas parcelas da população.
Com isso, houve uma democratização de serviços bancários e um crescimento na demanda, forçando as grandes instituições a se adaptarem novamente para permanecerem relevantes em um mercado cada vez mais competitivo.
Personalização
Ao integrar análise de dados e machine learning, as fintechs conseguiram oferecer um atendimento personalizado e que atende às necessidades de cada cliente. Isso gerou uma alta na satisfação com os serviços por parte dos usuários, além de aumento na fidelização de clientes.
Quais são as tendências para o futuro?
Inteligência artificial integrada
A combinação de IA e Open Finance era somente uma questão de tempo. Essa junção promete revolucionar a oferta de serviços, já que, com os dados compartilhados entre as instituições financeiras, é possível ter uma análise preditiva e recomendar produtos que melhor se adequem à realidade do cliente.
Expansão a nível mundial
Diversas fintechs têm se interessado cada vez mais por mercados emergentes. Entre eles, estão América Latina, Ásia e África, que possuem uma gama nova de clientes e uma boa chance para que essas instituições consigam diversificar suas operações.
Parcerias estratégicas
Com o tempo, as fintechs, os bancos tradicionais e as empresas de tecnologia tendem a firmar mais parcerias. Isso é motivado pela combinação de expertise e infraestrutura dessas companhias. O que permite a oferta de soluções financeiras completas por parte dessas novas instituições, focadas na integração de tecnologia com inovação.
Qual é o papel do assessor de investimentos nesse novo cenário?
No meio dessa revolução do setor financeiro, o assessor de investimentos pode ser de extrema importância. Isso porque, com cada vez mais opções de produtos, muitos deles até complexos, uma orientação especializada é essencial para gerar uma tomada de decisão informada e alinhada com os objetivos financeiros de cada investidor.
Um ponto importante é que, com a tecnologia, a atuação desses profissionais tem sido cada vez mais assertiva, já que ela permite realizar análises mais personalizadas para cada cliente. Isso gera um serviço mais qualificado e até mesmo permite o fortalecimento do relacionamento com os clientes.
Em suma, é possível dizer que as fintechs estão promovendo uma mudança radical no setor financeiro. Ao oferecer produtos e serviços mais inovadores, os bancos tradicionais têm corrido atrás do prejuízo para se manterem relevantes em um mercado cada vez mais exigente.