Recuperar Arquivos Deletados do PC: Tem Como?

4 Dicas para Recuperar Arquivos Apagados do Computador

olhando tela de computador

Imagine a seguinte situação: você está procurando um arquivo em uma pasta no seu computador e sem querer aperta o botão “delete”, apagando um documento muito importante como um relatório ou uma foto de um momento super especial. E agora, o que fazer?

Calma, não entre em desespero! Existem soluções simples para este problema. Pensando nisso, reunimos neste post 4 dicas de como recuperar arquivos apagados do computador. Leia a seguir!

Procure na lixeira

A lixeira é para onde vão todos os arquivos deletados do seu computador e, se você não utilizou a opção “esvaziar lixeira”, provavelmente seus arquivos deletados recentemente estão por lá.

Para recuperar é bem simples: clique e abra a lixeira e procure pelo arquivo que você deletou. Depois é só clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “restaurar”. Dessa forma, o arquivo voltará para a pasta de origem de onde foi deletado.

Mas cuidado! A lixeira tem um limite de armazenamento e, quando fica cheia, passa a eliminar arquivos permanentemente, começando pelos mais antigos.

usando notebook

Use um recuperador

Você procurou e seu arquivo não está mais na lixeira. E agora? A boa notícia é que computadores muitas vezes não eliminam arquivos definitivamente, então, nesse caso, você pode usar um programa recuperador. Existem várias opções e algumas delas são gratuitas e bastante populares como:

  • Recuva
  • DiskDigger
  • Data Recovery
  • Disk Drill
  • FreeUndelete

Lembre-se que na hora de procurar por esses programas na internet, é sempre bom contar com a segurança dos programas antimalware, que protegem seu computador de vírus, malwares e outras ameaças.

Usando o backup

Uma outra forma de recuperar seus arquivos sem precisar instalar nenhum tipo de programa no computador é usando a opção do backup. Os arquivos podem ser recuperados através de versões anteriores, que continuam salvas no próprio sistema.

Para recuperar seus arquivos basta acessar o “Painel de Controle”, escolher a opção “Sistema e Manutenção”, clicar em “Backup e Restauração”, depois em “Restaurar meus Arquivos” e seguir as instruções nas próximas etapas.

Recuperar arquivos no Windows 10

Se você possui o sistema Windows 10 em seu computador, recuperar arquivos deletados é uma tarefa bem simples e fácil, pois o sistema tem uma ferramenta própria para este fim.

Basta entrar na Microsoft Store e procurar por “Windows File Recovery”. Esta é uma ferramenta gratuita, portanto é só clicar em “obter” para baixar e seguir os comandos na tela para recuperar os arquivos desejados.

Gostou das dicas? Conhece mais formas de recuperar arquivos apagados indevidamente? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Pexels (Anna Shvets); Pexels (Andrea Piacquadio).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!