Quer virar programador? CIO compartilha dicas para iniciantes na tecnologia

Imagem de Pexels por Pixabay

Habilidades em outro idioma, como o inglês, e a busca por atualização constante são diferenciais relevantes para profissionais que quiserem iniciar na área

Uma das áreas de tecnologia que tem se destacado e sido motivo de muito interesse é a programação. Segundo apontam dados de 2022 da GitHub, o Brasil é uma das comunidades de desenvolvedores que mais expande no mundo, com crescimento de 40% em um ano.

Joel Backschat, CIO da FCamara, reforça que essa é uma carreira que requer muito estudo e atualização constante. O executivo também é fundador da Orange Juice, comunidade tech patrocinada pelo grupo, criada com o intuito de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou amantes da tecnologia em suas carreiras.

“Para quem quer investir na área, reforço que algumas habilidades como inglês, por exemplo, são fundamentais, no entanto outras podem ser desenvolvidas ao longo da carreira. Vale destacar que os candidatos que quiserem se destacar devem estar sempre atualizados com as principais tendências, pois esse é um setor em constante atualização”, destaca Joel. 

O CIO aponta algumas dicas para quem quiser se dedicar na área:

1- Invista em conteúdos de qualidade 

Busque se especializar por meio de conteúdos e cursos que sejam completos, com materiais didáticos práticos e facilitadores para quem está iniciando. Ter o suporte de um professor ou mentor também é importante, além de sanar possíveis dúvidas de quem está iniciando em uma nova carreira.

2- Escolha uma linguagem de programação para iniciar

Esse é um universo que possui inúmeras linguagens, com destaque para Java, Javascript, C#, PHP e Python. No entanto, é recomendável que os iniciantes busquem algo mais simples nesse início, como Javascript.

3- Construa conexões com outros programadores 

Conhecer outros profissionais da área pode ser um ponto importante de aproximação com a carreira desejada, além de proporcionar melhor entendimento sobre a rotina de trabalho. “Para os futuros profissionais, outro recurso válido é buscar conhecimento sobre a profissão em comunidades online, porque ajudam a expandir o networking e dão a chance de se apresentar a novas pessoas que já estão no mercado”, destaca Backschat.

A Orange Juice é uma dessas comunidades. “Hoje, somos mais de cinco mil membros em busca de conhecimento, com o objetivo de criar conexões reais e trocas válidas sobre esse universo em constante transformação”, destaca o CIO.

Dica extra: Orange Hackathon

Eventos também são oportunidades interessantes de contato para conectar, inspirar e incentivar colegas de profissão. A partir de 22 de setembro, a Orange Juice realizará o Orange Hackathon, iniciativa gratuita que irá dividir as pessoas em squads para cumprir um desafio durante o final de semana. Lá, o participante poderá receber mentorias e dicas para desenvolver os projetos. O evento irá acontecer online e será aberto a competidores do Brasil e do mundo, de todas as áreas de tecnologia, desenvolvedores, UX, QA, entre outros.

Os três squads vencedores vão dividir um prêmio de R$ 6 mil e receber acesso gratuito aos cursos da Udemy por três meses. As inscrições podem ser feitas pela internet. 

Serviço

Orange Hackathon

Quando: das 14h de 22 de setembro às 23h59 de 24 de setembro.-

Onde: Discord Orange Juice,  https://discord.gg/orangejuicetech

Inscrições: de 4 a 17 de setembro. 

Sobre a Orange Juice

É um ecossistema tech criado com o intuito de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia em suas carreiras. É voltada a qualquer pessoa interessada em tecnologia, mesmo aquelas já experientes no mercado, mas que entendem a importância de trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A Orange Juice conta com podcasts, lives e um blog com diversos conteúdos, que possibilita a interação dos seguidores com especialistas da FCamara, que patrocina a comunidade, e também de outras grandes empresas, com objetivo de mostrar diferentes visões do mercado. Hoje, a comunidade soma mais de 5 mil membros, mais de 50 episódios no podcast e 40 talks sobre diversos assuntos relacionados à programação, UX, scrum e soft skills. A comunidade tem mais de 50 parceiros, entre edtechs, ONGs e clientes do próprio Grupo FCamara.

Sobre a FCamara

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história.