Foto: Reprodução

Hoje (16/9) é Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, mas você sabe o que realmente ela é e por que devemos nos preocupar?

Camada de ozônio é uma proteção que existe em volta da Terra e protege animais, plantas e os humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Ela age como um filtro a favor da vida e por isso precisamos fazer o máximo para preservá-la. 

Acontece que o comportamento humano está indo na contra-mão disso. Substâncias químicas criadas pelo homem para atender seus hábitos de consumo destroem o ozônio quando reagem a ele. Essas substâncias contribuem para o aquecimento do planeta.  

Por isso, além de entender a importância da camada de ozônio para a vida no planeta, temos que ter a consciência de que precisamos defendê-la se quisermos que ela continue nos protegendo. Nosso site tem uma página completa que explica tudo a respeito da camada de ozônio. Aproveite essa data especial e aprenda mais sobre o tema.

Educação é fundamental para preservar a camada de ozônio

O WWF-Brasil busca justiça climática entendendo que as pessoas que mais sofrem com a destruição ambiental são as que menos contribuem para isso. E essa busca se baseia na conscientização sobre nosso impacto no meio ambiente e também na educação das gerações atuais e futuras, que são a chave para construir um futuro mais justo, saudável e harmonioso para pessoas e natureza.

Nesse sentido, desenvolvemos projetos que colocam a juventude no centro da discussão por justiça climática, fomentando ações que beneficiem o planeta hoje e amanhã. Um exemplo disso é a Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, que envolve estudantes e professores de todas as regiões do Brasil.

Na edição de 2023, um grupo escolar de Volta Redonda (RJ) foi campeão da Restaura Natureza depois de plantar 800 mudas de espécies nativas em uma área de 4.900 m².

Essa foi a 2ª edição da competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela associação Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). E para retomar o projeto no próximo ano, nós precisamos da sua ajuda. Doe, apoie a Restaura Natureza e ajude a construir o futuro!