Nova obra de Ronaldo Casagrande, voltada para professores da educação básica, já está disponível para download gratuito e propicia um mergulho na era da Inteligência Artificial (IA)

Livro “Navegando por águas inexploradas orientando educadores para a revolução da inteligência artificial”

Desde o lançamento do ChatGPT, em novembro do último ano, a popularização da Inteligência Artificial tem despertado inúmeras inquietações. E não é para menos: segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Casagrande com mais de 9.000 educadores de todo o Brasil, 73% dos professores pesquisados acreditam que a IA terá um alto impacto na educação nos próximos anos. É um cenário desafiador e repleto de incertezas.

Para auxiliar os professores a lidarem com essa questão, Ronaldo Casagrande, vice-presidente do Instituto, está lançando o livro “Navegando por águas inexploradas: orientando educadores para a revolução da inteligência artificial”. Trata-se de um guia prático e inovador sobre inteligência artificial na educação especialmente elaborado para os professores da educação básica e que já está disponível gratuitamente para download em todo o território nacional

Durante a elaboração da obra, Ronaldo contou com a colaboração do próprio ChatGPT – uma ferramenta de inteligência artificial que, no livro, foi denominada de “Bartolomeu Cognição”. “Imagine só, a tecnologia em si sugeriu até mesmo o título do livro! É uma verdadeira jornada pelo universo fascinante da I.A., escrita com a ajuda dessa própria tecnologia que está transformando o mundo”, explica ronaldo.

Fascinado pelo assunto, Ronaldo tem se dedicado intensamente a pesquisas sobre Inteligência artificial nos últimos anos. A primeira experiência com o tema aconteceu em 2006, durante o doutorado – época em que a I.A. ainda era um território restrito a centros de tecnologia e ambientes acadêmicos. Foi nesse contexto que ele implementou um algoritmo totalmente novo, utilizando inteligência artificial, com o objetivo de prever se alunos da instituição de ensino na qual era diretor se tornariam inadimplentes ao longo de suas trajetórias acadêmicas. A ideia era antecipar problemas financeiros e tomar medidas preventivas para que esses estudantes não abandonassem os estudos. “E, adivinhe só: a primeira versão do sistema teve um índice de acerto superior a 75% nas suas predições”, conta Ronaldo.

Essa experiência fez Ronaldo perceber que a inteligência artificial teria um impacto gigantesco no futuro, tanto para as pessoas quanto para as organizações. “Agora, 17 anos depois, com a quantidade exponencial de dados digitais disponíveis e o avanço impressionante na capacidade de processamento das máquinas, a IA está mais pronta do que nunca para transformar o mundo. E é exatamente por esse cenário decidi escrever este livro, com o propósito de auxiliar os professores nessa jornada cheia de descobertas e desafios”, explica o autor.

A OBRA – O livro é lançado em um momento mais que oportuno: com a chegada recente do ChatGPT ao mercado, Ronaldo identificou a urgência de preparar os professores para enfrentar as mudanças iminentes. Foi assim que surgiu a ideia de utilizar a própria IA como ferramenta para escrever o livro. Com seu conhecimento no tema e o auxílio poderoso da inteligência artificial, Ronaldo criou um conteúdo autêntico de extrema relevância para educadores, em tempo recorde. Ronaldo destaca que todo o conteúdo gerado pela inteligência artificial passou por uma rigorosa curadoria, garantindo a qualidade e relevância obra.

O AUTOR  Ronaldo Casagrande é engenheiro eletrônico por formação e sempre esteve em sintonia com o ambiente educacional, inspirado especialmente por sua mãe, que foi professora de escola pública. A paixão pela matemática e a física o guiou até a graduação, mestrado e doutorado em engenharia, onde teve seu primeiro contato com a Inteligência Artificial. Hoje, como vice-presidente do Instituto Casagrande, instituição da qual é fundador, ele participa da gestão da maior organização de formação online de educadores e gestores educacionais do Brasil. Além disso, é conferencista, palestrante e consultor especializado no campo da tecnologia e gestão.

_____________

S E R V I Ç O

Livro “Navegando por águas inexploradas: orientando educadores para a revolução da inteligência artificial”, de Ronaldo Casagrande. Ed. dos Autores, 2023. 136 páginas.

👉🏽DOWNLOAD GRATUITO EM https://bit.ly/LIVRO-RONALDO.