Pular para o conteúdo
Início Marcas precisam apostar na personalização dos anúncios digitais para se destacar

Marcas precisam apostar na personalização dos anúncios digitais para se destacar

Comportamento, idioma e até clima podem ser parâmetros de otimização criativa dinâmica desenvolvidas pela Equativ para ligar publicidade digital ao usuário.

 Marcas precisam apostar na personalização dos anúncios digitais para se destacar

Imagem: Divulgação

Os usuários que consomem conteúdo digital estão altamente imersos em publicidade, a exposição está entre 4 e 10 mil anúncios por dia, segundo dados da Yankelovich, empresa especializada em pesquisa de mercado. Isso cria um grande problema para as marcas: atrair a atenção dos usuários é dificultado pela saturação da publicidade. Para combater essa situação, a Equativ, plataforma líder de publicidade programática independente, encontrou um elo importante: a ultra segmentação de anúncios com a qual são estabelecidas classificações específicas para criar perfis de acordo com os interesses e comportamento dos usuários.

Criativo com segmentação para melhor otimização do anúncio

A Dynamic Creative Optimization (DCO) permite que as marcas insiram anúncios personalizados de forma programática com base em parâmetros predefinidos: clima, localização, interesse, idioma, dispositivo, comportamento (etc.) e otimizem o desempenho do anúncio usando tecnologia em tempo real. Essa tecnologia permite a adaptação de campanhas digitais em tempo real, de acordo com fatores externos, e assim, acompanhar de forma mais assertiva a realidade que o usuário vive. A ultrapersonalização na publicidade ajuda as marcas a inserir anúncios no momento e no local certo.

Para posicionar um produto na indústria farmacêutica, como um remédio para gripe, o anúncio pode ser ativado automaticamente sempre que as temperaturas caírem para 15 ºC ou menos. A tecnologia DCO serve para otimizar campanhas com maior relevância seguindo parâmetros externos como: geolocalização, temporalidade (sol, nuvem, umidade, entre outros). A tecnologia de hiperpersonalização inclui parâmetros como a geolocalização que permite aos anunciantes o mapeamento de estratégia baseada em critérios próprios a certos locais: tais como: estratégia de drive-to-store, especificidade local, targeting de audiência localizada no mesmo raio geográfico e que compartilham características comuns.      

O DCO é uma ferramenta de orientação que pode ser utilizada em setores como:

● Automotivo. Com problemas causados ​​por interrupções na cadeia de suprimentos, os executivos de publicidade estão sob pressão cada vez mais para garantir que cada real conte. Por meio do DCO, as campanhas de publicidade automotiva podem ser personalizadas, visando os usuários com maior probabilidade de conversão.

● Varejo. Indicações contextuais são importantes no varejo. Os dados meteorológicos podem ditar os tipos de compras que alguém faz, seja sorvete, botas de inverno ou guarda-chuva. Ao aproveitar os insights de localização com informações meteorológicas e publicidade de Inteligência Artificial (IA), os varejistas podem fornecer anúncios cognitivos que converterão seu público.

● Saúde. Para os anunciantes de saúde, é importante que os anúncios não pareçam invasivos, já que os dados do paciente são muito pessoais. A DCO pode oferecer campanhas personalizadas sem depender de cookies ou informações confidenciais.

A DCO pode se aplicar para qualquer anunciante que queira segmentar a sua audiência conforme critérios extrínseco e ser mais relevante conforme um contexto externo tal como fatores meteorológicos..

Atrair a atenção dos usuários: um desafio para a publicidade digital

A publicidade digital e os anunciantes têm confiado na IA que tem fornecido soluções como a segmentação contextual para ler os interesses e preferências dos usuários. Mas para captar a atenção dos utilizadores é preciso ir mais longe, isso implica uma análise mais completa para evitar desperdícios publicitários e como resultado que as campanhas sejam mais otimizadas.

Dados da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, apontam que as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro tiveram um crescimento de 5% e atingiram a marca de R$169,6 bilhões em 2022. eMarketer projeta que 75% da população brasileira se torne digital shoppers em 2027. Esse número representa que os usuários estão mais imersos no mundo digital, portanto a publicidade deve estar o mais alinhada possível com as preferências dos internautas. Além disso, o estudo da Innovid revelou que, em 2020, 40% dos compradores fizeram uma compra como resultado direto de um anúncio personalizado.

O desafio de personalizar anúncios no contexto programático

Vimos antes que os consumidores de conteúdo digital são expostos a milhares de anúncios por dia e as marcas estão lutando para estar no Top of Mind dos usuários. Nas palavras do Khalil Yaghi, Managing Director Equativ Brasil, uma das soluções mais adequadas para destacar marcas é por meio da contextualização do ambiente offline. “Observamos que o engajamento pode ser significativamente melhorado com uma campanha baseada em Dynamic Creative Optimization (DCO). O anunciante pode personalizar as mensagens, imagens, CTA, descrição dependendo do contexto pré-definido”. Conta Yaghi.

Em termos digitais, a publicidade programática está avançando constantemente, pois também aproveita a tecnologia de IA e Machine Learning para criar experiências de anúncios personalizados. Através do DCO é possível:

● Aumenta o ROI das campanhas. Com uma segmentação mais avançada da DCO, os anunciantes limitam o desperdício publicitário e assim, otimizar os investimentos

● Economia de tempo. A combinação de data contextual, com data da audiência e clusters de comportamentos do usuário, os processos estão sendo otimizados e agilizados, aumentando a eficiência dos anúncios, garantindo melhor desempenho.

● Otimização e testes em tempo real. Os resultados imediatos do DCO permitem maximizar o desempenho do anúncio revisando as métricas em tempo real para fazer ajustes imediatos e reduzir a quantidade de recursos necessários para investir na criação e teste de anúncios, além de diminuir o percentual de desperdício de anúncios.

A hiperpersonalização é uma tendência cada vez mais presente na indústria publicitária, para que os usuários sejam mais atraídos por anúncios de acordo com parâmetros externos, como alternativa ao rastreamento por meio de cookies. É por isso que a publicidade teria que considerar a IA para fornecer as melhores soluções por meio de algoritmos que entendem e analisam o comportamento do usuário, garantindo assim um melhor impacto nos consumidores.

Sobre a Equativ 

Equativ é uma das principais plataformas adtech independentes que atende aos interesses de anunciantes e publishers. A Equativ oferece soluções seguras para as marcas, com privacidade, permitindo aos nossos clientes alcançarem o máximo impacto respeitando os direitos dos consumidores. A empresa foca na experiência do cliente e excelência em engenharia para atender aos interesses do lado da oferta e da demanda com igual profissionalismo e sofisticação técnica.

Com sede em Paris e Nova York, a Equativ opera globalmente com uma equipe de mais de 500 pessoas em 20 escritórios pelo mundo todo. A adtech oferece um ecossistema com uma solução contextual mais completa do mercado. Possui o próprio servidor de anúncios independente, SSP, ferramentas para compradores e serviços de mídia. Para mais informações, acesse: https://equativ.com/ 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *