28 de abril de 2025

Confira as linguagens mais promissoras de programação para se especializar e alavancar sua carreira no setor tecnológico

Aqueles que estão começando sua carreira como programador ou buscando expandir suas especializações precisam estar sempre atentos às principais tendências do mercado. Nesse segmento, devemos destacar as linguagens de programação mais promissoras, ou seja, aquelas que os desenvolvedores tendem a utilizar mais no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de outras tecnologias.

Para 2025, o mercado continua investindo pesado em ferramentas como inteligências artificiais, machine learning, computação em nuvem, etc. Aprender novas linguagens de programação é fundamental para se aperfeiçoar no desenvolvimento desses recursos e se tornar um profissional mais completo.

As já tradicionais Python, C++, Java e JavaScript seguem sendo relevantes, mas existem outras que também merecem atenção. Confira!

Programação por Kotlin

O setor mobile segue em alta, e a demanda por apps continua crescendo. O Kotlin é a linguagem oficial do sistema Android, que é amplamente utilizado por quase todas as marcas de smartphones do mercado. Ele tem fama de ser altamente versátil e fácil de programar, pois possui integração direta com Java, em uma estrutura modernizada.

Além do desenvolvimento mobile, o Kotlin também tem sido muito utilizado para soluções backend, então existem diversos benefícios em se aprofundar nesta linguagem.

Programação por Rust

O Rust tem roubado a cena em termos de segurança e performance, sendo hoje bem explorado em blockchain, desenvolvimento de jogos e sistemas embarcados. Seu verdadeiro destaque está na proteção que fornece aos dados, evitando riscos de vazamento de memória e erros relacionados à alocação e à liberação de recursos.

Outra vantagem desta linguagem está no seu gerenciamento de memória, que dispensa o uso de um garbage collector. Isso garante um desempenho elevado, com uma estrutura acessível e flexível.

Programação por Go

Para computação em nuvem, o Go vem liderando a preferência dos desenvolvedores. Os principais serviços de streaming do momento, incluindo a Uber e o Netflix, utilizam essa linguagem porque ela proporciona uma arquitetura simples e de fácil manutenção.

A principal vantagem do Go está na velocidade com que consegue operar, um fator fundamental em serviços baseados em nuvem.

TypeScript

Para desenvolvimento de web, o TypeScript é o sucessor natural do JavaScript, melhorando suas principais virtudes e garantindo uma linguagem mais acessível para os profissionais graduados em análise e desenvolvimento de sistemas EAD.

Com sua tipagem estática, o modelo oferece segurança e estabilidade para sites e aplicações escaláveis, sendo a escolha certa para projetos mais complexos e robustos.