19 de março de 2025

A equipe, através da colaboração e da criatividade, estuda o ponto de vista dos clientes e implementa soluções que atendem suas demandas

 

Para as empresas conseguirem prosperar em um mundo de alta competitividade e em constante transformação, é preciso adotar ideias inovadoras. Design Thinking é a inovação centrada no usuário para soluções criativas e competitivas.

É uma estratégia criada e aplicada aos modelos de negócios que coloca o ser humano em primeiro lugar. Além disso, utiliza ferramentas para entender os problemas e anseios dos consumidores.

 

Atualmente, pensar somente no desenvolvimento de um novo produto não é mais o suficiente para conquistar destaque no mercado. As companhias passam, cada vez mais, a incorporar formas de se aproximar de seus clientes e seu público-alvo. 

 

O design thinking aborda o exercício de colocar-se no lugar do usuário e, através disso, trabalhar no desenvolvimento e na implementação de soluções criativas e colaborativas que se adaptam à sua realidade. 

 

Descubra, abaixo, mais alguns detalhes sobre o que é essa estratégia inovadora e seus benefícios para as empresas.

 

O que é o design thinking?

O design thinking é uma metodologia desenvolvida baseada em conceitos da área do design para incorporar as necessidades, experiências, problemas e limitações dos usuários aos negócios.

 

Por um processo interativo, que conta com participação coletiva e colaborativa dos membros da organização, englobando a empatia, a definição, a ideação, a prototipagem e o teste, é possível entender melhor o comportamento e as expectativas dos consumidores, identificar pontos de melhoria e elaborar formas criativas de resolver seus problemas.

 

Essa abordagem traz inovação para os processos dentro das empresas e não possui uma forma única e limitada de implementação. Ela é versátil e pode ser adaptada a diferentes realidades e ramos de atuação, respeitando suas particularidades e promovendo o aperfeiçoamento da experiência do cliente e a geração de vantagem competitiva para a companhia.

 

Quais são os pilares do design thinking?

  • Empatia: a equipe deve colocar-se no lugar do cliente e buscar entender seus comportamentos, suas experiências, motivações e necessidades;
  • Definição: a empatia permite a obtenção de insights da perspectiva do consumidor, e, através deles, é possível definir os problemas que a equipe deve solucionar com suas propostas;
  • Ideação: após a definição do objeto a ser resolvido, começa a etapa em que a equipe deve colaborar e deixar sua imaginação fluir, propor ideias inovadoras e outras formas de solução dos problemas;
  • Prototipagem: as ideias devem tornar-se protótipos tangíveis e testáveis que, através de uma visualização inicial, têm sua viabilidade e aplicabilidade estudadas ou se adaptações são necessárias;
  • Teste: o teste é realizado antes da destinação de recursos para a implementação, com a participação de usuários verdadeiros que experimentam o protótipo e oferecem suas considerações sobre ele.

 

Quais são seus benefícios para as empresas?

Os benefícios do design thinking para as empresas são variados. O principal deles é a sua consolidação no mercado, com maior vantagem competitiva, em comparação com seus concorrentes. 

 

Isso se deve ao desenvolvimento de produtos e experiências que favorecem seus clientes e consideram suas nuances e complexidades. A compreensão de seus comportamentos, suas vontades e seus problemas possibilita investimentos mais certeiros, reduzindo grande parte de seus riscos. Além de instalar uma cultura de inovação, criatividade e colaboração entre os membros da empresa.

 

Inúmeras marcas já implementaram os conceitos do design thinking em seus modelos de negócios. A Apple, por exemplo, aplica pesquisas e testes com seus clientes frequentemente e incorpora soluções inovadoras e funcionais que atendem suas demandas e focam na integração de produtos e experiências simples e intuitivas como seu grande diferencial. 

 

A brasileira do ramo de cosméticos Natura não é diferente. Recentemente a marca passou por um grande processo de rebranding. Responsável por sua nova identidade visual, adoção da sustentabilidade, inovação de processos produtivos e desenvolvimento de novas embalagens.