ChatGPT: 14 pontos positivos e negativos sobre a nova tecnologia
Uma novidade do mundo da tecnologia já está impactando o universo digital em todo o mundo. Ferramenta de inteligência artificial gratuita, o ChatGPT, lançado em novembro pela startup americana Open AI, tem dividido opiniões sobre ser uma aliado ou vilão, uma vez que ele permite que internautas tenham acesso fácil e rápido a respostas customizadas, como resumos de livros, trabalhos de casa, apresentações e até mesmo redações, somente após uma solicitação do usuário, o que pode gerar, no campo da educação, por exemplo, uma onda de “cola” e minimizar a produção original do aluno acerca de infinitos assuntos.
Mas há especialistas que entendem que já é imprescindível conviver com o ChatGPT, logo, o ideal é saber lidar com a nova tecnologia e orientar internautas, jovens e estudantes para que o proveito da tecnologia seja o mais assertivo possível.
A equipe de marketing da JA Rio de Janeiro analisou o ChatGPT e elencou 14 os pontos positivos e negativos da ferramenta. Confira:
Positivos:
1. Capacidade:
É uma ótima ferramenta para auxiliar em pesquisas sobre os mais diversos assuntos, na busca por respostas e na formulação de argumentos.
2. Rapidez:
Em menos de um minuto, a plataforma redige um texto inteiro, em diferentes formatos, trazendo uma boa base para você escrever o seu.
3. Criação:
Além de tirar dúvidas e buscar informações, a inteligência artificial também cria conteúdos de acordo com as especificações que você quiser.
4. Dinamismo:
Permite apresentar respostas para perguntas menos convencionais e bastante específicas, mesclando temáticas e formatos inimagináveis.
5. Acessibilidade:
A ferramenta pode ensinar conceitos complexos de uma forma simplificada, criativa e de fácil entendimento, ampliando seu conhecimento.
6. Gratuidade:
O Chat GPT é gratuito e está disponível em português.
7. Segurança:
A ferramenta oferece uma solução que identifica se um texto foi produzido na plataforma, auxiliando cursos, escolas e universidades.
Negativos:
8. Originalidade:
Ao ser utilizado no meio comercial ou acadêmico, o aplicativo produz textos sem citar as devidas fontes, podendo resultar em plágio.
9. Desatualização:
Como é uma aplicação muito recente e utiliza informações publicadas até 2021, pode trazer informações desatualizadas e/ou incompletas.
10.Confiança:
Como mescla diferentes publicações da internet, o app não cita as fontes dos textos, podendo gerar conteúdos contraditórios ou tendenciosos.
11.Confiabilidade:
Ainda não é 100% confiável, pois está em fase de aperfeiçoamento. A própria empresa desenvolvedora recomenda cautela em seu uso.
12.Imprecisão:
Como domina a língua portuguesa, a plataforma produz textos com gramática e ortografia corretas, mas com margem para erros teóricos.
13.Instabilidade:
Por conta do grande volume de acessos, o serviço tem encontrado algumas instabilidades. A versão paga promete resolver este problema.
14.Perigoso:
Deixar uma Inteligência Artificial substituir o pensamento pode impactar negativamente no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas. Em 2022, foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood, e indicada ao Prêmio Nobel da Paz. E está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company.
Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais. O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões.
Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.