Segundo docente da UNIFRAN, para desenvolver gosto pela leitura, é preciso compreender o que ela pode proporcionar a cada um

Foto: Reprodução

Criar o hábito de leitura é uma jornada que pode transformar vidas, abrir portas para o conhecimento e oferecer um prazer por meio das palavras. Compreender como adentrar neste mundo e os benefícios que ele traz é o primeiro passo para cultivar essa prática enriquecedora. 

Segundo Cláudio Nazaré Silveira, coordenador dos cursos de PedagogiaLetras e História da Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição pertencente a Cruzeiro do Sul Educacional, para desenvolver gosto e apreço pela leitura é preciso compreender o que ela pode proporcionar a cada um. “Existe uma infinidade de gêneros de livros no qual cada leitor deve iniciar a prática diária da leitura por meio dos assuntos e temas que mais lhe despertam interesse, seja para buscar informação ou para entretenimento”. 

Para aqueles que desejam começar a criar este hábito, a chave é alinhar a escolha de leitura aos próprios interesses, idade e nível educacional. Se você é jovem e gosta de esportes, revistas sobre o assunto podem ser um começo. Se temas como política ou economia chamam sua atenção, jornais e revistas especializadas são opções valiosas. Já para os amantes da ficção, romances e biografias podem transportá-los para aventuras inexploradas. 

Cláudio explica que ingressar no universo literário pode ser facilitado por textos com linguagem menos complexa, como gibis, literatura infantojuvenil e best-sellers. Esses textos são projetados para um público amplo e ajudam a construir familiaridade com a leitura. À medida que se torna mais confortável com a linguagem, explorar os clássicos oferece a oportunidade de aprimorar. 

“Além de aperfeiçoar habilidades de comunicação em diversas áreas da vida, a leitura literária proporciona prazer e satisfação únicos. Através da ficção, é possível viver sonhos e aventuras, tornando a leitura uma forma de terapia pessoal.” 

O docente ainda explica que a quantidade de páginas a serem lidas diariamente varia conforme o tempo e a disposição individual. No entanto, dedicar pelo menos meia hora por dia a uma leitura focada é um passo importante para adquirir conhecimento. 

“Estabelecer metas pode ser uma ferramenta poderosa para desenvolver a disciplina na leitura. A sugestão é aproveitar momentos ociosos para ler em vez de assistir à televisão.” 

Segundo o docente, ler abundantemente também contribui para a melhoria da escrita. A exposição diária e diversificada a diferentes estilos de escrita expande o vocabulário e a compreensão dos recursos linguísticos, enriquecendo a capacidade de se comunicar eficazmente. 

Cláudio Nazaré Silveira, coordenador dos cursos de Pedagogia, Letras e História da UNIFRAN, finaliza dizendo que qualquer ato de leitura é benéfico, não importa o gênero, mas o texto literário é realmente aquele que mais agrega valor. “A literatura transcende o tempo e o espaço, permitindo-nos compreender a humanidade em sua diversidade. A literatura é atemporal e ajuda-nos a compreender o homem de qualquer tempo e lugar, além de auxiliar a autocompreensão em nossos anseios e desejos. Literatura humaniza o homem!” 

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN tem em sua estrutura mais de 253 mil metros quadrados. A Instituição oferece cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade está entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo com base nos indicadores associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com a edição 2021 de 2022 do Times Higher Education Impact Rankings (THE Impact Rankings). O curso de Medicina é reconhecido como o melhor do País, entre instituições públicas e privadas, conforme Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). A UNIFRAN pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unifran.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.