Photoscape para linux fácil de instalar em qualquer distro

Photoscape para linux

Photoscape para linux o editor semi-profissional de fotos e imagens mais usado do mercado e agora simples de instalar no Linux, graças ao pacote Snap.

O Photoscape um é software de edição de fotos divertido e fácil que permite corrigir e aprimorar fotos, muito usado no mundo Windows e que ganhou o gosto da maioria dos  blogueiros e usuários que precisam editar imagens de forma fácil, simples, rápida e com qualidade.

Snap torna possível o Photoscape para linux

Snaps são aplicativos empacotados com todas as suas dependências para serem executados em todas as distribuições populares do Linux a partir de uma única compilação.

Os snaps são detectáveis ​​e instaláveis ​​na Snap Store , uma loja de aplicativos que já conta com milhares de aplicativos devidamente empacotados.

Mais sobre o Snap pode ser encontrado nesse Vídeo “Como funcionam os pacotes Snap do Ubuntu

Instale o PhotoScape no Ubuntu ou no Linux Mint

Para instalar o PhotoScape, basta usar o seguinte comando:

  • sudo snap install photoscape

*Para versões do Ubuntu entre 14.04 LTS (Trusty Tahr) e 15.10 (Wily Werewolf) , assim como os sabores do Ubuntu que não incluem snap por padrão, o snap pode ser instalado a partir do Ubuntu Software Center, procurando por snapd .

Ou através do comando:

  • sudo apt update
  • sudo apt install snapd

Instale o PhotoScape no Fedora

Snap pode ser instalado no Fedora a partir da linha de comando:

  • sudo dnf install snapd

Faça logout e volte novamente ou reinicie o sistema para garantir que os caminhos do snap sejam atualizados corretamente.

Para ativar o suporte a snap clássico , insira o seguinte para criar um link simbólico entre /var/lib/snapd/snap and /snap:

  • sudo ln -s /var/lib/snapd/snap /snap

Instale o PhotoScape

Para instalar o PhotoScape, basta usar o seguinte comando:

  • sudo snap install photoscape

No Debian

No Debian 9 (Stretch), o snap pode ser instalado diretamente a partir da linha de comando:

  • sudo apt update
  • sudo apt install snapd

Instale o PhotoScape

Para instalar o PhotoScape no Debian, basta usar o seguinte comando:

  • sudo snap install photoscape

Conclusão

Ainda não existe uma versão oficial do PhotoScape para linux, mas através dos pacotes Snap a instalação do PhotoScape no linux se tornou uma tarefa muito mais simples.

Nota: PhotoScape é um aplicativo do Windows. Este pacote inclui a camada de compatibilidade do Wine para executar o PhotoScape no Linux.

Veja também: Inkscape programa vetorial gratuito em português

Bônus

O que são pacotes Snap?

Primeiro, o que são ‘pacotes’? Existem várias maneiras de instalar programas em sistemas Linux. Uma maneira é instalá-lo a partir do código-fonte. Aqui, você executa manualmente os scripts, constrói dependências, etc. Não é nada amigável ao usuário.

É aqui que os pacotes entram em cena. Depois de desenvolver o programa, os desenvolvedores os enviam em “pacotes de software” para que possam ser facilmente instalados. O “.deb” (empacotamento de software Debian) ficou popular por este motivo. Os binários estão disponíveis no .deb, um para dois cliques e o software é instalado.

Agora, qual era a necessidade de outro sistema de empacotamento para o Ubuntu quando ele é baseado no Debian e o .deb é muito usado no Ubuntu também? A Canonical fez isso para convergência (experiência de usuário semelhante em vários dispositivos) e está sendo usada em Drones e outros projetos semelhantes de IoT (sistema operacional da Internet das Coisas) .

Vale apena os pacotes Snap?

Inicialmente, não havia muitos pacotes Snap disponíveis. Mas a adoção do Snap aumentou a velocidade, especialmente quando a Canonical está exigindo muito. Eles criaram a ferramenta Snapcraft para que seja mais fácil para os desenvolvedores.

O que você acha da embalagem Snap? Você se vê usando mais Snap, mais apto no futuro próximo?

Via

Receba artigos e dicas no seu e-mail e fique sempre atualizado (é grátis)!

Eu quero!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!