A Importância da Segurança Digital no “Novo Normal”

novo normal

Já pensou sobre a segurança digital no novo normal?

Com o aumento do isolamento social as pessoas recorreram à tecnologia para conseguir efetuar suas tarefas e diminuir o impacto causado pela pandemia do novo Coronavírus. Apesar de encurtar a distância digital entre os usuários, o uso constante da internet apresenta graves riscos à segurança dos internautas.

Ao acessar aplicativos de banco, e-mails ou redes sociais, seus dados podem ficar vulneráveis a ação dos cibercriminosos. E, para evitar que isso aconteça, é preciso colocar algumas medidas de proteção em prática para garantir a integridade das suas informações.

Então, entenda mais agora sobre a importância da segurança digital nesse novo normal.

A Segurança Digital no Brasil

Com um dos maiores índices de ataques phishing do mundo, o Brasil registra bilhões de tentativas de fraudes todos os anos. Em 2020, até mesmo o poder judiciário do país foi alvo dos criminosos, escancarando a vulnerabilidade presente nas plataformas digitais.

Assim, os hackers exploraram uma falha no sistema interno do Superior Tribunal de Justiça, colocando à prova as medidas de segurança utilizadas para proteger as informações dos cidadãos.

Segurança Digital no Home office

O trabalho virtual, executado à distância, ganhou novos patamares durante a pandemia e virou integrante oficial do “novo normal”. Cerca de metade das empresas brasileiras adotou o sistema de trabalho remoto, mesmo que temporariamente. Com isso, grande parcela destas empresas, pretendem manter o modelo de operação após o período de isolamento social.

segurança digital

Porém, com o aumento de medidas inteligentes de serviços digitais, as ameaças virtuais também avançam em ritmo acelerado, provocando estragos na vida dos usuários.

Para evitar que isso aconteça, as empresas devem investir em políticas de segurança digital, além de realizar treinamentos com seus colaboradores a respeito das melhores práticas online. Uma vez que a maioria dos cibercriminosos utilizam golpes de phishing para atrair as vítimas e invadir o sistema das corporações.

Como se Proteger no Meio Virtual

As empresas devem oferecer condições seguras de trabalho aos seus colaboradores. Assim, precisam utilizar a conectividade para ampliar suas operações e, até mesmo, o tamanho e a diversidade da equipe.

Já os usuários precisam compreender a importância da segurança digital e executar algumas ações básicas para manter seus dados protegidos contra a ação dos cibercriminosos. 

Conheça as principais medidas de segurança digital:

  • Evite clicar em links suspeitos
  • Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos
  • Desconfie de mensagens no WhatsApp, principalmente quando não conseguir verificar a identidade do usuário ou quando houver solicitação de empréstimo
  • Entre em contato com empresas para confirmar o conteúdo de mensagens suspeitas
  • Evite deixar seu smartphone com terceiros
  • Ative a verificação em duas etapas e demais medidas extras de segurança, como senhas e impressão digital
  • Instale um antivírus para PC – a Bitdefender oferece a solução Antivirus Plus que protege seus dados em tempo real contra as ameaças digitais, garantindo sua privacidade online sem afetar o desempenho da sua máquina.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância da segurança digital no novo normal, e sabe sobre as principais medidas de segurança, pode aproveitar com muito mais tranquilidade os seus momentos de lazer, e até mesmo de trabalho no mundo virtual. 

Quer saber mais sobre segurança digital no “novo normal”? Acompanhe nosso blog!

Imagem: Pexels (Charlotte May); Unsplash (Paul Hanaoka).

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!